A liderança de António Costa

António CostaA eleição de António Costa como secretário-geral do partido socialista foi, só por si, um marco na história da democracia portuguesa. Recorde-se que o atual Presidente da Câmara de Lisboa foi eleito através de primárias, as primeiras da história da democracia portuguesa! Nesse sufrágio, o atual Secretário-Geral do PS venceu António José Seguro com um resultado claro e inequívoco: 67,7% contra 31,5%.

Desde então, Costa não tem tido vida fácil à frente de os destinos do Partido Socialista. Muito pouco tempo após ter tomado posse, deparou-se com a prisão preventiva do ex-Primeiro Ministro José Sócrates, do qual foi número dois; tem sido inúmeras vezes criticado pela ausência de uma proposta politica para o país, que era exatamente a crítica que fazia ao seu antecessor; as declarações que proferiu perante um grupo de investidores Chineses, “A verdade é que os Chineses vieram e deram um grande contributo para que Portugal pudesse estar hoje na situação em que está, bastante diferente daquela em que estava há quatro anos atrás”, valeram-lhe a desfiliação de um dos membros fundadores do PS – Alfredo Barroso.

Por outro lado, ao nível da gestão autárquica medidas como a criação da taxa de turismo, o agravamento das tarifas da água, a isenção fiscal ao Benfica ou a proibição de circulação de automóveis com matrícula anterior a 2000 na Baixa lisboeta foram medidas que serviram como arma de arremesso político para os partidos da maioria.

No sentido de responder às críticas de que tem sido alvo, Antonio Costa atribuiu ao gabinete de estudos do partido socialista, liderado por João Tiago Silveira e com nomes de peso como Correia de Campos, António Vitorino, Santos Silva, João Cravinho, Helena André, entre outros, a responsabilidade de elaborar o programa politico para as legislativas. Espera-se, por isso, que em Maio/Junho os portugueses tomem conhecimento da proposta política de governação do Partido Socialista. Por enquanto, existe o documento “agenda para a década”.

Descomplicador:

A liderança de Antonio Costa não tem sido nada fácil; a detenção de José Sócrates será uma pedra no sapato dos socialistas. O gabinete de estudos, liderado por João Tiago Silveira, está encarregado da tarefa de elaborar o programa de governo do PS.

xksxja@pwrby.com'
Publicado por: Duarte Pereira da Silva

20 anos, natural de Lisboa mas "radicado" no Algarve desde cedo. Estudante de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Colabora com o site desportivo "Bola na Rede".

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *