O que é preciso saber sobre o Estado Islâmico

Estado IslâmicoO Estado Islâmico é um grupo jihadista do Médio Oriente que tem como intenção controlar regiões de maioria muçulmana. Esta organização considera que tem autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos do Mundo ainda que não seja reconhecido internacional como um Estado.

O Estado Islâmico, de origem sunita, surgiu no Iraque e teve na sua fundação outros movimentos considerados terroristas pela comunidade internacional como a própria Al-Qaeda. O objectivo inicial do Estado Islâmico era formar um califado nas regiões de maioria sunita do Iraque, mas a participação na Guerra Civil da Síria fizeram com que o movimento crescesse e fosse ganhando notoriedade no Médio Oriente.

O Estado Islâmico obriga a que todas as pessoas das regiões que controla se convertam ao Islamismo sob a interpretação sunita e segundo a charia (código de leis islâmico). Esta organização é liderada por Abu Bakr al-Baghdadi e tem uma predominância de iraquianos, embora haja membros de outras nacionalidades, incluindo de países ocidentais.

O Estado Islâmico é conhecido por pendurar uma bandeira preta no edifício mais alto das cidades que conquista. É também conhecido pela eficácia e força dos seus aparelhos de propaganda que incluem pen drives com cânticos jihadistas e folhetos contra a democracia. Além disto, o Estado Islâmico também tem uma revista digital (com uma versão em inglês incluída).

Descomplicador:

Apesar de a ideia inicial ser apenas a da formação de um califado no Iraque, actualmente o Estado Islâmico aspira a conquistar territórios em países que incluem a Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre ou Turquia. Já este mês, no dia 13 de Março, o Estado Islâmico anunciou ter aceitado a filiação do Boko Haram (jihadistas nigerianos) através de uma mensagem áudio com a finalidade de estender a sua luta aos territórios da África Ocidental. O Estado Islâmico é também acusado de destruir cidades consideradas Património da Humanidade pela Unesco.

xusvgz@vomoto.com'
Publicado por: Francisco Mendes

22 anos, natural de Moura, no Alentejo. Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Foi Director de Programas e Director-Geral da ESCS FM em 2011/2012 e 2012/2013 e é actualmente Director de Correcção Linguística da ESCS MAGAZINE

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *