Concertação Social sem solução à vista

Silva PenedaO Conselho Económico e Social (CES) parece não ter solução à vista devido às divergências entre o Partido Social Democrata e o Partido Socialista. Assunção Esteves disse hoje que quer uma solução até ao final do mês de Abril. João Proença parece não ser um nome consensual.

Com a saída de Juvenal da Silva Peneda da liderença da concertação social para integrar o gabinete de Jean Claude Juncker na Comissão Europeia, António Costa não aceitou o nome de João Proença, ex-Secretário Geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Silva Peneda já comunicou que a partir de 1 de Maio vai assumir funções na Comissão Europeia, data que Assunção Esteves apontou como limite para o Parlamento encontrar uma solução para a sucessão. António Costa defende, ao que avança o Correio da Manhã, a ida de Vitor Ramalha, nome ligado a Mário Soares.

O Partido Social Democrata no entanto não quer aceitar a solução do PS que é encontrar uma solução interina até ao fim da legislatura actual, que passaria pela subida de um vice-presidente a presidente do CES. O próprio Silva Peneda é defensor desta solução interina até ao fim da actual legislatura.

O PSD está apostado em eleger novo presidente, tendo até sugerido a marcação de uma data em plenário para votação de um nome, ao que disse o Observador, no entanto não foi possível chegar a um consenso o que coloca a situação novamente em “banho-maria”.

Descomplicador:

Silva Peneda vai deixar a liderança do Conselho Económico e Social para integrar o gabinete de Juncker na Comissão Europeia. Para além de divergirem no método de escolha do sucessor, os dois partidos não encontram um nome consensual, com João Proença a não reunir o apoio dos dois maiores partidos da Assembleia da República.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *