BE veta nova proposta de lei da cobertura eleitoral

José Soeiro, deputado bloquista, manifestou o total desagrado do partido em relação a esta proposta da maioria e do PS referente à cobertura noticiosa das eleições, afirmando que “o texto morreu e que o processo que lhe deu origem é totalmente errado”.

Em conferência de imprensa, o deputado do Bloco de Esquerda mostrou-se com a certeza de que “não haverá nenhuma hipótese de a proposta fazer um caminho”, alegando que as televisões nunca se sujeitariam à análise de uma comissão sobre as suas coberturas noticiosas, concluindo que “um processo eleitoral é demasiado importante para ser cozinhado à revelia do PSD, PS e CDS”.

O Bloco de Esquerda assume uma postura completamente discordante desta proposta dos três partidos mais representativos, justificando que este tipo de decisões não pode ser tomado apenas entre alguns partidos. O BE revela assim muito descontentamento pelo facto de várias forças partidárias, quer tenham assento parlamentar ou não, terem sido postas de parte neste processo, como fez questão de referir José Soeiro: “Entendemos que é preciso contar com o contributo de todos os partidos”, lembrando ainda que o Bloco havia sido contactado há uma semana para conhecer o diploma, situação que rejeitou de pronto.

Na proposta de lei que a maioria e o PS queriam propor, os órgãos de comunicação social seriam obrigados a apresentar um plano de cobertura noticiosa das eleições para posterior avaliação de uma comissão, neste caso composta por membros da Comissão Nacional de Eleições e por membros da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Em caso de incumprimento as multas poderiam chegar aos 50 mil euros.

Descomplicador:

A proposta de lei da cobertura noticiosa das eleições, elaborada pelo PSD, CDS e PS, tem dado muito que falar. O Bloco de Esquerda mostrou-se completamente contrário a esta proposta e pela voz de José Soeiro demonstrou-o, em conferência de imprensa.

xlhvve@grandmasmail.com'
Publicado por: João Rodrigues

26 anos, natural das Caldas da Raínha. Finalista de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Foi coordenador de Desporto na ESCS FM no ano 2013/2014, mantendo actualmente um programa na grelha da rádio. É ainda repórter na JVG TV e sou redactor do site desportivo "Bola na Rede".

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *