Mota Amaral afastado das listas do PSD Açores

Mota AmaralMota Amaral foi presidente da Assembleia da República entre 2002 e 2005, sendo deputado desde as eleições de 1975. Agora o PSD Açores aprovou já as listas candidatas às próximas eleições legislativas e Berta Cabral vai substituir o veterano deputado social-democrata, contra a sua vontade.

A intenção de João Mota Amaral era que as listas para as legislativas pudessem ser discutidas no congresso regional, no entanto a pedido do presidente do partido nos Açores tal debate acabou por não acontecer, levando assim ao afastamento de Mota Amaral, que tinha vindo a reafirmar a sua disponibilidade para ser novamente candidato.

Numa declaração sem direito a perguntas, Duarte Freitas anunciou o nome da Secretária de Estado da Justiça, Berta Cabral, como cabeça de lista do Partido Social Democrata nos Açores. Berta Cabral é um dos nomes próximos da liderança de Pedro Passos Coelho.

Mota Amaral afirmou em entrevista ao Diário de Noticias que Passos Coelho até “superou as expectativas, por ter aguentado a legislatura até ao fim e ter conseguido a saída da troika”. Na entrevista ao DN o ex-presidente da Assembleia da República deixou também palavras de apreço para com António Costa, líder do PS, ao afirmar que pessoalmente simpatiza com o líder socialista.

Nos Açores o PSD aprovou por unanimidade concorrer separado do CDS, sendo que Mota Amaral preferia até que “ambos os partidos não concorressem em coligação, mas sim que criassem um acordo para a formação de um governo maioritário”, apoiando-se nos “estudos de opinião que dão como muito difícil a conquista de uma maioria absoluta”.

Pelo Partido Socialista, Carlos César, ex-presidente do Governo Regional e presidente do Partido Socialista será o cabeça-de-lista do PS Açores.

Descomplicador:

Mota Amaral, ex-presidente da Assembleia da República e deputado desde 1975 foi afastado contra a sua vontade das listas do Partido Social Democrata. Berta Cabral, actual Secretária de Estado da Defesa, será a cabeça-de-lista do PSD Açores.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *