Ex-Presidente da HP é candidata Republicana

Carly Fiorina, ex-presidente executiva da HP, disse no Twitter que se ia candidatar a Presidente dos Estados Unidos. Certo é que, para chegar a eleições, antes terá que ultrapassar as eleições primárias do seu partido: o Partido Republicano.

carlyfiorinaEnquanto se aguarda por uma formalização da candidatura onde Carly Fiorina dê a conhecer algumas das suas ideias, já se vai traçando o perfil da empresária de 60 anos. Trata-se da antiga conselheira do ex-candidato Presidencial Republicano em 2008, John McCain. Carly Fiorina foi presidente da HP até 2005, altura em que viu obrigada a apresentar a demissão pela quebra do valor das acções da empresa. Em 2010, candidatou-se ao cargo de senadora pelo estado da Califórnia, onde perdeu frente à candidata democrata Barbara Boxer.

O Partido Republicano já tem confirmados mais quatro candidatos: Ted Cruz, senador pelo Texas, Rand Paul, senador pelo Kentucky, Marco Rubio, senador pela Flórida e Ben Carson, neurocirurgião de Maryland. Os especialistas afirmam que estas podem ser as eleições Primárias mais disputadas desde 1980, ano em que Ronald Reagan ganhou. Espera-se que Jeb Bush, filho de George Bush e irmão de George W. Bush, também avance com uma candidatura e é mesmo considerado o principal favorito.

Do lado do Partido Democrata, há a confirmação de dois candidatos: Hillary Clinton, mulher de Bill Clinton e secretária de Estado até 2013 e Bernie Sanders, senador por Vermont.

Descomplicador:

As eleições presidenciais norte-americanas estão marcadas para 8 de Novembro de 2016. Após dois mandatos consecutivos do Partido Democrata, os especialistas afirmam que é possível que o povo norte-americano queira mudar e dar a vitória ao Partido Republicano. Este facto é apontado como sendo uma das razões para o desequilíbrio no número de candidatos às eleições primárias de ambos os partidos.

xusvgz@vomoto.com'
Publicado por: Francisco Mendes

22 anos, natural de Moura, no Alentejo. Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Foi Director de Programas e Director-Geral da ESCS FM em 2011/2012 e 2012/2013 e é actualmente Director de Correcção Linguística da ESCS MAGAZINE

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *