Carvalho da Silva fora da corrida a Belém

Carvalho da SilvaManuel Carvalho da Silva está fora da corrida a Belém, sendo assim menos um candidato para as Presidenciais 2016. O antigo Secretário-Geral da CGTP e militante do Partido Comunista Português anunciou já ao seu “núcleo duro” que estaria fora da corrida, ao que avançou a TVI.

A informação foi mais tarde confirmada pelo jornal Público. O candidato que era expectável que fosse apoiado pelo PCP está fora da corrida à sucessão de Cavaco Silva, pondo fim assim a outra das grandes dúvidas no que toca ao lote de candidatos às Presidenciais de 2016.

Em diversas entrevistas dadas ao longo dos últimos meses, Carvalho da Silva afirmava que “não penso diariamente no assunto”, mas mostrava-se disponível para uma candidatura, podendo recolher o apoio dos partidos mais à esquerda.

No último fim-de-semana o ex-dirigente sindical começou a colocar de parte esta hipótese e ao que foi avançado hoje comunicou já ao seu grupo de trabalho que iria colocar-se à parte da corrida ao Palácio de Belém. Ao que tudo indica a candidatura de Sampaio da Nóvoa retirou espaço a Carvalho da Silva, não se sabendo assim se o Partido Comunista Português está agora inclinado a apoiar Sampaio da Nóvoa ou a apresentar um candidato próprio.

O PCP apresentou desde 1976 como candidatos a Belém, Octávio Pato, Carlos Brito, Ângelo Veloso, Carlos Carvalhas, Jerónimo de Sousa, António Abreu, de novo Jerónimo de Sousa e Francisco Lopes em 2010.

Descomplicador:

O ex-Secretário Geral da CGTP, Carvalho da Silva, colocou-se fora da corrida a Belém para as Presidenciais 2016. A candidatura de Sampaio da Nóvoa retirou espaço ao ex-militante do PCP e ex-líder da central sindical.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *