JS defende distribuição gratuita de contraceptivos no ensino secundário

Juventude Socialista JSA Juventude Socialista defende, num quadro mais alargado de sensibilização para as áreas da educação para a saúde e educação sexual, a distribuição gratuita de contraceptivos nas escolas de ensino secundário, juntamente com o reforço das competências dos Gabinetes de Informação e Apoio, já existentes nesses estabelecimentos, de forma a universalizar o acesso destes métodos à população jovem, de forma acompanhada e informada.

Esta medida surge englobada num leque mais vasto de iniciativas, apresentadas à Assembleia da República sob a forma de um Projeto de Resolução, onde se encontra, também, a proposta de reforço da carga horária dedicada à educação sexual nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, numa ótica de reformulação do já existente curriculum programático e pedagógico.

João Torres, Secretário-geral da JS, afirma que “este pacote de medidas visa, sobretudo, o aumento da informação e a consequente sensibilização para uma matéria tão importante como esta no desenvolvimento dos jovens”, acrescentando que “é fundamental adequarmos as nossas medidas, preventivas e educativas, às melhores práticas já implementadas nos países mais desenvolvidos”.

A Juventude Socialista pretende, igualmente, a extensão obrigatória da implementação dos Gabinetes de Informação e Apoio aos estabelecimentos do ensino superior, sejam eles universitário ou politécnico. Segundo João Torres “a Juventude Socialista quer alargar o debate sobre a Educação Sexual, introduzindo novas dinâmicas que facilitam o acesso e aumentem a literacia nestas matérias”.

Descomplicador:

Num pacote legislativo dedicado à educação sexual, a Juventude Socialista pretende introduzir a distribuição obrigatória de métodos contraceptivos nas escolas secundárias. A Juventude Socialista pretende no entanto um alargamento de todas as medidas nesta área.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *