JS propõe regime bonificado para jovens no acesso a museus e monumentos

Juventude Socialista JS

A Juventude Socialista, no Dia Internacional dos Museus, propõe que os jovens até 30 anos tenham um regime bonificado no acesso a museus, monumentos e sítios de interesse cultural. Esta iniciativa, materializada num Projecto de Resolução apresentado à Assembleia da República, surge numa óptica de democratização do acesso e fruição cultural, defendida há muito pela JS.

Segundo um estudo publicado pelo Eurobarómetro em 2013, Portugal é um dos países da União Europeia com indicadores de acesso e participação cultural mais débeis, cenário que se verifica na maioria das práticas culturais. Esta realidade reflecte as desigualdades socioeconómicas mais abrangentes que continuam a caracterizar o país e o colocam entre os países com indicadores mais preocupantes à escala europeia. Neste sentido, e com esta proposta, a Juventude Socialista pretende facilitar e incentivar o acesso de jovens aos museus, monumentos, sítios de interesse cultural e outros equipamentos culturais em Portugal, a fim de contribuir para a formação cívica e pessoal das novas gerações.

“Com estas propostas, a JS tenta que os jovens portugueses fomentem uma cultura de fruição dos nossos principais espaços culturais e museus, independentemente da sua condição socioeconómica. O acesso à cultura deve ser uma garantia universal, não tendo barreiras nem constrangimentos, muito menos económicos”, afirma João Torres, Secretário-geral da Juventude Socialista.

Ainda neste âmbito, a estrutura jovem socialista defende uma nova estratégia de comunicação da cultura junto dos jovens estudantes portugueses, reforçando o papel das escolas nesta vertente. “A incorporação dos estabelecimentos de ensino no fomento da participação cultural dos jovens é fundamental para termos gerações mais informadas e civicamente atentas”, finaliza João Torres.

Descomplicador:

A Juventude Socialista pretende introduzir um sistema que beneficie a ida de jovens a museus e monumentos, querendo também promover a melhor divulgação de eventos culturais junto das instituições de ensino em Portugal.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *