Marisa Matias apela à não divisão da esquerda

Marisa MatiasA única eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, em entrevista ao “Jornal i”, mostrou-se crítica para com as frequentes divisões da esquerda e consequentes criações de novos partidos. A eurodeputada bloquista apelou ao reforço do seu partido e não à sua fragmentação.

Em relação às crises e divisões no seio do Bloco, Marisa Matias afirmou que isso apenas se resolve “com psiquiatria”, já que esta situação lhe parece ser do foro “patológico”. Para a socióloga e investigadora da Universidade de Coimbra, “não é a criar mais e mais instrumentos que as coisas se resolvem, que se serve as pessoas”, sendo que Marisa Matias classificou como “vergonhosa” a fragmentação no partido.

Olhando para todo a esquerda portuguesa, Marisa Matias vincou que “não é preciso inventar espaços políticos novos”, mas sim “refundar” esse espaço político, salientando que “fragmento a fragmento, a esquerda vai ter sempre uma representação menor em termos nacionais”.

Porém, mesmo com um discurso virado para uma certa união à esquerda, Marisa Matias nega peremptoriamente uma aliança entre o BE e o PS, baseando-se para isso no programa eleitoral do Partido Socialista: “basta ler o programa económico para a próxima década para ver que não há abandono da austeridade”, acrescentando que aquilo que o PS “defende em matéria de despedimentos individuais, a questão da justa causa, está nos antípodas do Bloco”.

Descomplicador:

Marisa Matias, a única eurodeputada do Bloco de Esquerda, criticou aqueles que dissidem do Bloco por questões de ego, assim como apelou a uma paragem na criação de novos partidos, situação essa que na sua óptica tem prejudicado a esquerda.

xlhvve@grandmasmail.com'
Publicado por: João Rodrigues

26 anos, natural das Caldas da Raínha. Finalista de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Foi coordenador de Desporto na ESCS FM no ano 2013/2014, mantendo actualmente um programa na grelha da rádio. É ainda repórter na JVG TV e sou redactor do site desportivo "Bola na Rede".

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *