Reveladas as primeiras medidas do PS

O PS apresentou na passada quarta-feira as linhas gerais daquilo que pretende para o país nos próximos quatro anos. O documento, que foi apresentado por João Tiago Silveira, diretor do gabinete de estudo do Partido Socialista, assenta em 21 ideias principais, desde a melhoria da qualidade de vida ao combate à pobreza, passando pela sustentabilidade da segurança social, entre outras.

O aumento do rendimento disponível para as empresas, a resolução do problema financeiro do país e a promoção do emprego são os três principais objetivos da “agenda para a década”. António CostaNo que à redução da taxa social única diz respeito – uma matéria que gerou bastante controvérsia dentro do próprio partido, gerando, inclusive, criticas de alguns membros do PS –, o documento deixa em aberto a possibilidade de esta integrar a versão final.

Quanto a medidas concretas, destaca-se a criação de 100 novas unidades de saúde por todo o país, a criação de um simplex ambiental e ainda o estabelecimento de uma quota de 33% de mulheres na administração das empresas.

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, já se pronunciou sobre o documento que o PS apresentou na passada quarta-feira. O líder do PSD afirmou, em entrevista ao site Observador, que não se revê nas medidas apresentadas pelo PS. O Primeiro-Ministro disse ainda que ficou espantado com algumas das propostas devido, no seu entender, ao “cariz liberal” das mesmas.

Estas medidas serão agora sujeitas a discussão interna. A apresentação oficial do programa do governo do PS está prevista para o dia de 6 Junho.

Descomplicador:

O PS voltou a levantar um pouco do véu sobre aquilo que será o seu programa de governo. De realçar ainda a possibilidade, ou não, da redução da taxa social única para as empresas não integrar o documento final. A apresentação oficial do programa de governo do Partido Socialista está prevista para o dia 6 de Junho.

xksxja@pwrby.com'
Publicado por: Duarte Pereira da Silva

20 anos, natural de Lisboa mas "radicado" no Algarve desde cedo. Estudante de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Colabora com o site desportivo "Bola na Rede".

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *