Durão Barroso substituiu Balsemão no Clube Bilderberg

Durão BarrosoFrancisco Pinto Balsemão está a preparar a sua sucessão do Clube Bilderberg e Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia parece ser o sucessor do militante nº1 do Partido Social Democrata, ao que relata hoje o jornal Público.

Ao fim de 32 anos, Pinto Balsemão vai deixar a direcção de um dos grupos mais secretos e misteriosos da politica nacional. O presidente do grupo Impresa pertence ao Steering Committee e está a preparar a sua sucessão apontando Durão Barroso como o próximo português permanente no grupo Bilderberg.

Francisco Pinto Balsemão fez oito mandatos de quatro anos, quando o normal é apenas metade deste número, sendo um dos elementos mais antigos da direcção do Bilderberg. Apesar de estar a preparar para “passar a pasta”, Balsemão poderá continuar a ser convidado para assistir aos encontros do clube.

Durão Barroso já tinha sido convidado por Balsemão em 2003 e 2005, mantendo-se como consultor do clube Bilderberg. O ano passado, Francisco Pinto Balsemão tinha levado ao encontro ano do clube a deputada Inês de Medeiros do Partido Socialista e o Ministro da Saúde, Paulo Macedo. Em 2013, Balsemão convidou Paulo Portas e o ex-líder do PS, António José Seguro. Este ano ainda não são conhecidos os convidados de Balsemão.

Bilderberg – O local onde se definem as politicas mundiais

BalsemãoMuitos dizem que é nos encontros anuais do restrito clube Bilderberg que se definem as politicas mundiais para o ano seguinte. O clube funciona com o método Chattam House, onde as informações veiculadas podem ser utilizadas pelos convidados, mas não podem ser associadas à sua fonte, ou seja, não se pode saber que a informação provém destes encontros.

Francisco Pinto Balsemão é o elemento português em permanência e anualmente leva dois convidados, por norma um à esquerda e outro à direita. O Steering Committee que Durão Barroso irá integrar em substituição do militante nº1 do PSD reúne duas vezes por ano para preparar o grande encontro anual.

Descomplicador:

Durão Barroso será o sucessor de Francisco Pinto Balsemão no clube Bilderberg, indo assim substituir o militante nº1 do PSD após 32 anos na direcção do grupo. Este ano ainda não são conhecidos os convidados de Balsemão.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *