JS, PS Porto e PS Lisboa estão com Sampaio da Nóvoa

Sampaio da Nóvoa 2Sampaio da Nóvoa é para já um candidato à Presidência da República independente e sem apoios partidários. No entanto, para além de ter contado com Mário Soares e Jorge Sampaio na apresentação da sua candidatura em Lisboa, o ex-reitor da Universidade de Lisboa recolheu já os apoios do presidente do PS de Lisboa, Duarte Cordeiro, do presidente do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro e do presidente da Juventude Socialista, João Torres.

Duarte Cordeiro foi o primeiro a marcar presença na apresentação de Sampaio da Nóvoa. O recém-empossado vice-presidente da Câmara de Lisboa e presidente do Partido Socialista de Lisboa esteve no Teatro da Trindade sem esperar pela formalização de um apoio por parte de António Costa. Já em 2006, quando Manuel Alegre foi candidato sem o apoio do PS, Duarte Cordeiro tinha sido o seu director de campanha.

Recentemente numa entrevista ao jornal Sol, o presidente da concelhia de Lisboa disse que o candidato “tem todas as condições para unir a esquerda, seja numa primeira ou segunda volta, tem um perfil vencedor”. Duarte Cordeiro coloca ainda em hipótese o facto de “o PS poder decidir não apoiar nenhum candidato. Obviamente que nunca houve um Presidente de esquerda eleito sem o PS mas há sempre uma primeira vez”, recomendando no entanto que “o PS olhe com respeito e expectativa para esta candidatura” e referindo que “a presença de Jorge Sampaio e Mário Soares dá conforto a qualquer socialista”.

Tiago Barbosa RibeiroNo Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, presidente da concelhia do Partido Socialista e colaborador do Panorama, esteve também na apresentação de Sampaio da Nóvoa no Rivoli. Em declarações ao Panorama, o presidente do PS Porto afirma que considera Sampaio da Nóvoa “portador de uma inquietude cívica que é fundamental para fortalecer uma maioria social e política contra a austeridade estrutural” para além de considerar importante “voltar a dignificar a instituição do Presidente da República depois de dois mandatos de Cavaco Silva que esvaziaram e menorizaram o cargo”.

Tiago Barbosa Ribeiro destaca ainda “a expressão de uma vontade individual, não dependendo de apoios partidários”, acrescentando que se coube a “Sampaio da Nóvoa dar o primeiro passo, agora cabe-nos – a nós, cidadãos – dar o passo que segue e apoiar a sua candidatura”. O líder do Partido Socialista do Porto, que tem estado ao lado de António Costa salienta que pela sua parte “não quero condicionar de forma alguma a decisão do PS, da mesma forma que não sou condicionado por ela” e referindo também o facto de “muitos socialistas já manifestaram o seu apoio a Sampaio da Nóvoa, bem como muitos militantes de outros partidos e muita gente sem partido”, garantindo estar “inequivocamente ao lado de Sampaio da Nóvoa em qualquer circunstância”.

Por fim, o líder da Juventude Socialista, João Torres marcou também presença no Teatro Rivoli no Porto para marcar o seu apoio à candidatura de António Sampaio da Nóvoa. O líder da estrutura juvenil do Partido Socialista assinalou na sua página do Facebook o comprometimento com a candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa, dando conta à imprensa momentos antes que estaria presente no Teatro Rivoli no Porto.

Descomplicador:

Duarte Cordeiro, Tiago Barbosa Ribeiro e João Torres são líderes do PS Lisboa, Porto e JS, respectivamente e já demonstraram o seu apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa à Presidência da República. Ao Panorama, Tiago Barbosa Ribeiro disse não querer “condicionar de forma alguma a decisão do PS, da mesma forma que não sou condicionado por ela”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Há 1 comentário neste artigo
  1. Pingback: «JS, PS Porto e PS Lisboa estão com Sampaio da Nóvoa» | Sampaio da Nóvoa – Presidente 2016

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *