Jorge Sampaio defende Português como língua da ONU

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio, defendeu hoje numa conferência dedicada à lingua Pportuguesa, que o português seja uma das línguas oficias da Organização das Nações Unidas. Sampaio defendeu que só a aposta na  internacionalização da lingua portuguesa é vital para as futuras gerações.

Jorge Sampaio

Na conferência dos 150 anos do Diário de Noticias, dedicada à língua portuguesa, o ex-Presidente da República defendeu uma aposta na internacionalização do português, defendendo que só esta aposta é garante “do sucesso da actual e das gerações futuras”. Jorge Sampaio acredita que o português deve ser “a língua da diplomacia, da cooperação e da comunicação global”. 

O ex-PR pede assim para que não se desista de “incluir o português entre as línguas oficiais das Nações Unidas”. A aposta passará também pela introdução do português nos currículos de diversos países, afirmando que “é necessário que os vários departamentos governamentais que têm a seu cargo as ligações de Portugal ao mundo, bem como os seus congéneres dos países da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa] e o próprio secretariado da CPLP trabalhem para que o português apareça como uma língua de prestígio, de várias culturas, de ciência, de investigação, de negócios”. O ex-Presidente da República concluí ainda dizendo que “não há tempo a perder” no que toca à aposta neste investimento.

Descomplicador:

Jorge Sampaio disse hoje numa conferência dedicada à língua portuguesa que a aposta no português é essencial para as gerações futuras, defendendo a introdução da língua portuguesa como uma das línguas oficiais da Organização das Nações Unidas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *