Sampaio da Nóvoa: Já tem estrutura e apoios. Falta o PS

Sampaio da Nóvoa 2A candidatura de António Sampaio da Nóvoa está sobre rodas. O candidato presidencial tem já a estrutura praticamente concluída, uma agenda preenchida e uma série de apoios relevantes da sociedade portuguesa. Até ao momento todos aguardam pelo quase garantido apoio do Partido Socialista.

Sampaio da Nóvoa apresentou a sua candidatura no Teatro da Trindade em Lisboa no dia 29 de Abril, hoje, pouco mais de um mês depois, o ex-reitor da Universidade de Lisboa tem já a sua estrutura sobre rodas e uma agenda preenchida, recolhendo dia-a-dia cada vez mais apoios.

Mário Soares e Jorge Sampaio estiveram na apresentação em Lisboa, mas no Porto a presença mais relevante veio também de um ex-Presidente da República. Ramalho Eanes associou-se à candidatura de Sampaio da Nóvoa, afirmando que “a Pátria e os grandes valores nacionais: a sua história, a sua cultura e a sua ética (de inspiração cristã)” foram os principais motivos que levaram o General a apoiar o professor universitário.

Mais recentemente foi um dos homens mais próximos a declarar o seu apoio a Sampaio da Nóvoa. Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa disse à Antena 1 que “Sampaio da Nóvoa tem condições para ser um grande presidente e para ser o candidato do PS se o partido assim o entender”. Este é um apoio relevante tendo em conta a proximidade entre Fernando Medina e o actual Secretário-Geral do PS, António Costa.

Entretanto o candidato presidencial tem já a agenda preenchida, mantendo a educação como uma das vertentes mais relevantes da sua agenda, mas estendendo a sua participação em eventos de outros temas. Recentemente Sampaio da Nóvoa esteve no LX Comedy Club para falar de cultura. Neste evento Sampaio da Nóvoa abordou a questão dos outdoors onde disse não ser particular fã, mas onde admitiu que caso fosse necessário não teria problemas em utilizar este método de campanha.

Sede e staff de campanha preparados

Sampaio da NóvoaAntónio Sampaio da Nóvoa segundo deu conta o Expresso está também a ultimar a sede de campanha que será próxima da Assembleia da República. A sede irá ser a casa de trabalho do staff da campanha eleitoral do ex-reitor da Universidade de Lisboa.

Uma das últimas entradas foi a editora de politica da TSF, Ana Catarina Santos, que recentemente se destacou na cobertura da Comissão de Inquérito ao caso BES. Gustavo Cardoso, ligado à juventude e Pedro Reis, ligado aos assuntos regionais.

João Serra, da Casa Civil de Jorge Sampaio está também a trabalhar com Sampaio da Nóvoa desde a primeira hora. Um grupo de dirigentes estudantis estão também ligados à candidatura do antigo reitor da Universidade de Lisboa. Ana Moutinho e João Marecos estão responsáveis pelas relações com a comunicação social. Marta Loja Neves, do LIVRE, também integra a candidatura de Sampaio da Nóvoa.

Entretanto do ponto de vista formal, as despesas e receitas da candidatura serão registadas em nome de uma associação criada para o efeito apelidada de Portugal 2016.

Descomplicador:

Fernando Medina e Ramalho Eanes foram os últimos dois apoios de peso para António Sampaio da Nóvoa. O staff de campanha do ex-reitor está também preparado para enfrentar a corrida a Belém. Assessoria de imprensa, juventude, e outros temas têm já os seus responsáveis atribuídos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *