CDU: Francisco Lopes, ex-candidato a Belém, é número um em Setúbal

A coligação PCP-PEV anunciou, ontem, os primeiros sete cabeças de lista às eleições legislativas de 2015. Jerónimo de Sousa é o número um por Lisboa e Francisco Lopes, membro do Comité Central do partido desde o IX Congresso em 1979, encabeça a lista da Coligação Democrática Unitária em Setúbal.

Francisco Lopes tem um longo historial no Partido Comunista Português, sendo membro desde 1974. Ao deputado natural de Arganil coube a missão de ler o texto de elogio à vida e obra do líder histórico comunista Álvaro Cunha, aquando do seu falecimento em 2005, e transmitir publicamente os pormenores sobre o funeral.

Francisco_Lopes

O deputado de 59 anos, electricista de profissão, teve uma juventude marcada pelo activismo político: participou no Congresso da Oposição Democrática em 1973, fez parte União dos Estudantes Comunistas e do Movimento Democrático. No entanto, só em 2011 começou a ter maior mediatismo, ao apresentar a sua candidatura às eleições presidenciais. Nesse ano, o secretário-geral do PCP referiu em conferência de imprensa na sede do partido que a candidatura de Francisco Lopes era “necessária” tendo em conta os nomes que haviam sido apresentados (Manuel Alegre, Fernando Nobre e Defensor Moura) e que foi aprovada no Comité Central por “unanimidade e aclamação”.

Francisco Lopes é deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal, uma das regiões portuguesas onde existe maior força comunista (actualmente, com Maria das Dores Meira enquanto Presidente da Câmara Municipal desde 2006, eleita pelas listas da CDU).

Para o círculo dos Açores, o nome apresentado foi o de Aníbal Pires, deputado regional e coordenador da direção regional dos Açores do PCP. Carla Costa Cruz, psicóloga e antiga docente universitária, irá concorrer pelo círculo de Braga. O Partido Ecologista “Os Verdes” estará representado por Manuela Cunha, candidata por Portalegre, animadora sociocultural e participante activa nas lutas ecologistas em Portugal e no movimento anti-nuclear em França, nos anos 70.

Quanto ao círculo da Europa, a candidata será Teresa Soares, professora e membro do organismo de direcção do PCP na Alemanha. Helena Cunha, historiadora e membro da Associação 25 de Abril de Luanda, concorre ao círculo Fora da Europa.

Descomplicador

A CDU apresentou os cabeças de lista para as próximas eleições e Francisco Lopes, candidato à Presidência da República em 2011, será o primeiro nome no círculo de Setúbal. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, eleito pelo círculo eleitoral de Évora nas últimas eleições, não consta da lista apresentada ontem.

xobrun@6paq.com'
Publicado por: Mariana Bandeira

22 anos, natural de Torres Vedras. Finalista de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Colaborou com o Oitava Colina e o seu gosto por política nasceu quando escolheu Ciência Política como disciplina no secundário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *