A um voto da liderança para numero dois em Lisboa

Pedro Filipe SoaresPedro Filipe Soares ficou a um voto de ser eleito líder do Bloco de Esquerda na última convenção do partido. No entanto, meses depois do empate a 259 votos, Pedro Filipe Soares não só não venceu as eleições para a coordenação do Bloco de Esquerda como agora será o nº2 do circulo eleitoral de Lisboa, atrás da nova “coqueluche” do partido, Mariana Mortágua.

As contas eleitorais obrigam o Bloco de Esquerda este ano a ter mais cuidado na construção das listas, segundo relata um dirigente ao jornal Sol. Pedro Filipe Soares tem sido eleito como cabeça-de-lista por Aveiro, mas em 2011 a sua eleição foi conseguida à tangente, o que para 2015 levou a que o Bloco por forma a garantir a eleição do seu líder parlamentar alterasse a sua candidatura para o circulo de Lisboa.

No entanto, com a ascenção mediática de Mariana Mortágua, Pedro Filipe Soares foi relegado para nº2 da lista, ficando assim atrás da deputada que se deu a conhecer ao mundo na Comissão Parlamentar de Inquérito do caso BES.

Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda irá concorrer no primeiro lugar do circulo eleitoral do Porto, assegurando assim também a sua eleição. Em Setúbal, será a irmã de Mariana Mortágua, Joana a encabeçar a lista bloquista. Joana Mortágua está afecta à UDP.

De saída, segundo o Sol, estão Helena Pinto (círculo de Santarém), Cecilia Honório (circulo de Faro), João Semedo (circulo do Porto) e Luis Fazenda (circulo de Lisboa) que é assim o último dos fundadores a abandonar a primeira linha do Bloco de Esquerda.

Descomplicador:

Pedro Filipe Soares esteve a um voto de ser o novo líder do Bloco de Esquerda, mas agora, meses depois da convenção nacional do partido foi relegado para número dois da lista de Lisboa. A alteração deu-se por forma a salvaguardar a eleição do líder parlamentar. Mariana Mortágua vai assim liderar o circulo de Lisboa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *