Eusébio na rota do Panteão dia três

EusébioNo próximo dia 3 de julho, concretiza-se a trasladação de Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional, numa cerimónia histórica que imortaliza o legado de uma das maiores figuras portuguesas de todos os tempos. A imagem do ex-futebolista que ficará associada à homenagem é uma fotografia do jornal A Bola de Eusébio envergando a camisola da Seleção Nacional.

A cerimónia do tem início às 15h15, no Cemitério do Lumiar, com a saída da urna com os restos mortais do antigo jogador do Benfica e da Seleção Nacional. De seguida, às 16h00, o Padre Delmar Barreiros celebra uma missa privada, no Seminário da Luz, com a presença da Família, seguindo o cortejo para o Estádio da Luz, local onde Eusébio passou os melhores momentos da sua carreira e onde será feita a primeira curta paragem. O cortejo percorre depois a Avenida Eusébio da Silva Ferreira, passando pela 2.ª Circular, Campo Grande e Marquês de Pombal.

Uma segunda paragem ocorre no Alto do Parque Eduardo VII, junto à Bandeira Nacional, onde a urna será deslocada do carro fúnebre para o armão militar de tração animal. O cortejo prossegue para a Federação Portuguesa de Futebol e a Assembleia da República, onde ocorrerão novas breves paragens.

No Panteão Nacional, a cerimónia tem início às 19h00, com a chegada do cortejo pelo Campo de Santa Clara.

Depois da interpretação do Hino Nacional por Dulce Pontes, António Simões fará o elogio fúnebre a Eusébio da Silva Ferreira. Durante a cerimónia, o Presidente da República e a Presidente da Assembleia da República irão também discursar e será projetado um vídeo com imagens do futebolista. Ainda no decorrer da cerimónia, artista Rui Veloso interpretará duas músicas

Às 20h00, depois de assinado o Termo de Sepultura pelo Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Primeiro-Ministro, a Banda da Guarda Nacional Republicana executa o Hino Nacional. Finalmente, a urna é transportada até à sala onde se encontra a arca tumular onde ficará depositada no Panteão.

Recorde-se que o projecto de resolução para conceder honras de Panteão Nacional a Eusébio da Silva Ferreira foi subscrito por todos os grupos parlamentares e aprovado, a 20 de fevereiro, por unanimidade.

Dados da Cerimónia:

15h15: saída do Cemitério do Lumiar

16h00: missa privada no Seminário da Luz

– Paragem Estádio da Luz

– Paragens Alto do Parque Eduardo VII, Federação Portuguesa de Futebol e a Assembleia da República

No Panteão Nacional, a cerimónia tem início às 19h00, com:

– Interpretação do Hino Nacional por Dulce Pontes

– Elogio fúnebre por António Simões

– Discurso Presidente da República e Presidente da Assembleia da República

– Interpretações Rui Veloso

– a Banda da Guarda Nacional Republicana executa o Hino Nacional

Descomplicador:

Eusébio será trasladado para o Panteão Nacional no dia 3 de Julho e o Parlamento preparou uma homenagem ao ex-jogador do Benfica que envolve Rui Veloso, Dulce Pontes, entre outros.

xsjtbq@anappthat.com'
Publicado por: João Pedro Óca

20 anos, natural da cidade alentejana de Serpa. Finalista de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Foi cronista no jornal Sport Alentejo e de momento participa num programa da estação ESCS FM e é redactor desportivo do site "Bola na Rede". Colabora ainda com a Associação de Estudantes da ESCS.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *