Vereador do Urbanismo quer jardim na Estação de Santa Apolónia

Estação Santa ApolóniaFoi uma ideia que caiu com alguma surpresa no encontro de autarcas do Partido Socialista de Lisboa. O vereador do urbanismo e do planeamento estratégico da Câmara Municipal de Lisboa, arquitecto Manuel Salgado propôs como visão de futuro um espaço verde no local onde actualmente se situa a Estação de Santa Apolónia, estação central da capital lisboeta.

Com a ideia do espaço verde no actual local da estação, Manuel Salgado falou ainda da “possível concretização do porto de contentores do Barreiro, o que permitiria desactivar a área portuária em conjunto com uma reorganização da área ferroviária na capital”, propondo assim uma autêntica “revolução” na zona ribeirinha de Lisboa. A convenção autárquica do PS tinha como tema principal “Um futuro virado ao rio”.

Manuel Salgado considera assim que “não faz sentido” a estação no centro da cidade, quando a maioria dos passageiros desembarca na gare do Oriente, no Parque das Nações. Para além disso a mudança da actividade portuária para o Barreiro iria “ajudar a libertar a área”.

O arquitecto responsável entre outros por projectos como o Centro Cultural de Belém, o Hotel Altis em Belém e o Estádio do Dragão, considera que o rio tem de ser melhor aproveitado, lembrando que a Estação de Santa Apolónia é utilizada “maioritariamente para lavar e estacionar comboios”, e dizendo que Entrecampos será no futuro o centro de Lisboa.

A linha de Cascais foi também motivo de debate, com Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa a afirmar que “não concordaremos nem aceitaremos uma solução que signifique retirar à cidade de Lisboa a hipótese de serem devolvidos oito quilómetros de rio que estão a ser usados para a linha férrea”.

Descomplicador:

O vereador do urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado propôs na convenção autárquica do PS de Lisboa a substituição da Estação de Santa Apolónia por um espaço verde, defendendo também a mudança da actividade portuária para o Barreiro.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Há 1 comentário neste artigo
  1. Pingback: Oposição de Lisboa diz que autarquia "se deve preocupar primeiro com os problemas" - Panorama

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *