Jorge Sampaio vence prémio Nelson Mandela da ONU

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio foi hoje anunciado como sendo o vencedor do primeiro prémio Nelson Mandela, atribuído pela ONU. É a primeira vez que este galardão é entregue, dado que a existência desta distinção foi determinada apenas em Junho de 2014.

sampaioEm comunicado oficial, a ONU justifica que Jorge Sampaio foi eleito por “se ter tornado um líder na luta pela restauração da democracia em Portugal” e por ter servido o país “como deputado; como Presidente da Câmara de Lisboa entre 1989 e 1995; e, entre 1996 e 2006, como Presidente da República”.

Este galardão é atribuído pela ONU a duas personalidades – uma feminina e outra masculina – que se tenham destacado por “dedicar as suas vidas a servir a humanidade, promovendo os propósitos e princípios da ONU e prestando homenagem à extraordinária vida de Nelson Mandela”, assim como à capacidade “de reconciliação, de transição política e de transformação social” que caracterizavam o carismático líder sul-africano.

A personalidade feminina que acompanha o ex-Presidente da República nesta distinção é a Dra. Helena Ndume, da Namíbia, oftalmologista que se tem destacado por combater a cegueira no seu país de origem mas também em vários outros países em desenvolvimento.

Jorge Sampaio foi eleito deputado pelo Partido Socialista em 1979 depois de ter tido uma forte intervenção na transição para a democracia. É reeleito deputado à Assembleia da República em 1980, 1985, 1987 e 1991. Foi ainda secretário-geral do PS entre 1989 e 1991. De 1989 a 1995 exerceu o cargo de Presidente da Câmara de Lisboa e em 1996 foi eleito Presidente da República, derrotando o seu grande adversário Cavaco Silva na primeira volta. Em 2001 é reeleito Presidente da República, função que desempenhou até 2006.

Jorge Sampaio é assim, a par da Dra. Helena Ndume, a primeira personalidade a ser laureada com o prémio Nelson Mandela, atribuído pela ONU. A cerimónia de entrega do prémio terá lugar nas instalações da ONU em Nova Iorque, a 24 de Julho.

Descomplicador:

Jorge Sampaio foi hoje anunciado como sendo um dos dois vencedores do prémio Nelson Mandela atribuído pela ONU. Criado em Junho de 2014, é a primeira vez que este prémio é entregue. O ex-Presidente da República fica para a história como a primeira personalidade masculina a ser laureada com esta distinção.

Publicado por: José Pedro Mozos

23 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Entre março de 2016 e junho de 2017 passou pela SIC Notícias. Faz parte da editoria de política da Revista VISÃO desde julho de 2017. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, faz parte do Conselho Editorial do Panorama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *