TAP “despachada” e Oceanário concessionado

Oceanário de LisboaTêm sido dias de grande actividade comercial no seio do Governo. Ontem foi anunciada a concessão do Oceanário de Lisboa à Sociedade Francisco Manuel dos Santos, de Alexandre Soares dos Santos, dono da cadeira Pingo Doce. Hoje de manhã o Ministro Pires de Lima assinou a privatização da TAP pondo assim fim a um processo que se tem vindo a falar desde os anos 90.

No âmbito da liquidação da sociedade da Parque Expo, criada para a Expo 98, o Governo concessionou assim o Oceanário de Lisboa à Sociedade Francisco Manuel dos Santos por 24 milhões de euros e por um prazo de 30 anos, que pode no entanto ser interrompido ao fim de dez por “motivos de manifesto interesse público”.

Segundo adianta o Diário de Noticias não existiu nenhum contestação ao concurso pelo que o processo está assim definitivamente encerrado. O Oceanário de Lisboa deu em 2014 lucros a rondar o milhão e meio de euros, tendo aumentado também o seu número de visitantes em 7%, cifrando-se nos 987 mil visitantes.

No âmbito das privatizações, o Governo assinou esta manhã com a Gateway, o consórcio que venceu o processo da TAP, a venda oficial da companhia. António Pires de Lima disse que “este é um dia de esperança e de compromisso de crescimento”, com o culminar de um processo que era falado desde os anos 90.

Pires de Lima salientou ainda que “o Governo fez o que tinha de ser feito, para bem da TAP e para bem da nossa economia, correspondendo a todas as condições estratégicas e económicas”, recordando que para evoluir a TAP precisa de mais capital. O Governo assinou no Ministério das Finanças a venda de 61% da companhia aérea portuguesa.

Descomplicador:

Hoje de manhã o Governo assinou o processo de compra da TAP oficializando assim a sua privatização, quando ontem ao final da tarde deu a conhecer o vencedor do processo de concessão do Oceanário de Lisboa, que fica assim nas mãos da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, do empresário Alexandre Soares dos Santos.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *