António Costa defende livre circulação entre a lusofonia

António CostaO secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, defendeu num almoço promovido na sede do partido no Largo do Rato “um aprofundar da cidadania” entre a lusofonia, defendendo assim a livre circulação entre o espaço lusófono.

Para além de António Costa, estiveram presentes neste almoço os embaixadores dos países de expressão portuguesa e da parte do PS, Jorge Sampaio, Almeida Santos, Carlos César e ainda o dirigente Sérgio Sousa Pinto. Costa disse que há “uma dimensão de cidadania por aprofundar” entre os paises de expressão portuguesa.

O secretário-geral do PS defendeu assim a livre circulação entre o espaço da lusofonia, ao assinalar os 40 anos do inicio do processo de descolonização. Costa afirmou que “a libertação dos povos africanos e o fim do colonialismo são irmãos da libertação do povo português no 25 de Abril de 1974”, acrescentando que “isso marca uma fraternidade muito grande, porque a luta contra a ditadura foi desenvolvida em paralelo com a luta contra o colonialismo”.

António Costa defendeu assim um maior aprofundamento de cidadania entre os países de expressão portuguesa, através da Comunidade de Paises de Lingua Portuguesa (CPLP), acrescentando que este é “o momento ideal para este aprofundamento”.

Entre as propostas também abordadas neste almoço com os embaixadores dos países da CPLP, António Costa referiu o mútuo reconhecimento das qualificações profissionais e de títulos académicos, bem como a portabilidade dos direitos sociais (caso da Segurança Social), bem como a criação de um projecto idêntico ao “Erasmus” para intercâmbio de estudantes.

Descomplicador:

António Costa defendeu num almoço promovido pelo PS com os embaixadores da CPLP a livre circulação entre o espaço da lusofonia, bem como um alargamento de direitos e a criação de um programa semelhante ao “Erasmus”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *