Sampaio da Nóvoa recebe apoio do LIVRE/Tempo de Avançar

Sampaio da Nóvoa 2O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa recebeu já o primeiro apoio partidário formal. O LIVRE/Tempo de Avançar decidiu em primárias apoiar o candidato que tem sido colado ao Partido Socialista. A decisão de apoiar Sampaio da Nóvoa recolheu o apoio de 87% dos votantes.

Nestas primárias para as eleições Presidenciais foram validados 867 votos, sendo que 79,7% dos votantes disseram que o LIVRE deve apoiar um candidato presidencial. A segunda pergunta deste “referendo” era sobre qual o candidato devia cair o apoio do LIVRE e da plataforma Tempo de Avançar, sendo que só podiam ser escolhidos candidatos que já tivessem declarado intenção de candidatura.

Nesta votação, Sampaio da Nóvoa conquistou o primeiro lugar com maioria dos votos, cerca de 87,1%, seguido pelo ex-vereador social-democrata Paulo Morais com 7,1% e por Henrique Neto com 4%. Graça Castanho e Cândido Ferreira surgiram ainda nos dois lugares finais, quando foram registados 7,6% de votos nulos, ou seja, votos noutros nomes que não se apresentaram disponíveis para se candidatar a Presidente da Republica.

Este é assim o primeiro apoio oficial que Sampaio da Nóvoa recebe de um partido, que mais uma vez optou pelo formato de primárias para escolher o candidato apoiado, poucas semanas depois de ter realizado o mesmo processo para as eleições legislativas.

Para já Sampaio da Nóvoa ainda não reagiu ao apoio, numa fase em que o candidato presidencial está pelo país em contacto com a população. Nos últimos dias, o ex-reitor da Universidade de Lisboa esteve em Monção, Aveiro e Viana do Castelo, continuando no norte do país durante mais uns dias.

Descomplicador:

O LIVRE/Tempo de Avançar decidiu em eleições primárias apoiar António Sampaio da Nóvoa à Presidência da Republica. A maioria dos votantes decidiu que o partido deve apoiar um candidato e Sampaio da Nóvoa conquistou essa confiança com larga vantagem face à concorrência.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *