Federação Académica do Porto apresenta reflexão sobre Ensino Superior

Federação Académica do PortoA Federação Académica do Porto (FAP) apresentou recente uma moção de reflexão acerca do Ensino Superior. Um documento superior a 100 páginas que pretende encontrar soluções para “um ensino superior mais inclusivo e mais justo”, foi apresentado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto e este é o terceiro documento que a FAP apresenta desde a sua fundação.

Na sessão de apresentação desta moção intitulada “Refletir o presente e ousar o futuro: por um ensino superior de excelência”, estiveram presentes a Prof. Doutora Rosário Gambôa, Presidente do Instituto Politécnico do Porto, do Pró-Reitor da Universidade do Porto, Prof. Doutor Manuel Fontes de Carvalho e do Provedor do Estudante da Universidade Portucalense, Prof. Doutor José Manuel Tedim.

O documento com 124 páginas pretende compilar um conjunto de reflexões sobre diversas temáticas do ensino superior nacional, e que segundo a FAP não é “um documento orientador rígido e fechado”, mas sim um documento que pretende “exprimir as posições de uma FAP dinâmica e reflexiva, sempre disponível para participar na discussão e na contribuição para um ensino superior para todos”.

Segundo Daniel Freitas, presidente da Federação Académica do Porto e colaborador do Panorama, esta é uma moção que pretende “ser um ponto de partida para a construção de uma posição mais sólida da Federação Académica do Porto”, mostrando-se por isso “aberta ao diálogo com todos os intervenientes na procura das melhores soluções e caminhos para implementar tudo aquilo que defendemos”.

A moção apresentada pela FAP está disponível AQUI.

Descomplicador:

A Federação Académica do Porto apresentou uma moção de reflexão do Ensino Superior que pretende “exprimir as posições de uma FAP dinâmica e reflexiva, sempre disponível para participar na discussão e na contribuição para um ensino superior para todos”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *