Partido Comunista Chinês em visita a São Bento e ao Rato

Matos Rosa Liu QibauO Partido Comunista Chinês esteve em Lisboa na última semana com uma delegação de 21 pessoas encabeçada pelo Ministro da Propaganda, Liu Qibao, o responsável máximo pela comunicação do Governo chinês. As versões divergem e a China diz que a visita se deu a convite do Partido Social Democrata.

Esta visita ganha contornos de maior importância devido ao processo de venda do Novo Banco, onde dois dos três candidatos à compra do banco português são de origem chinesa. A visita com a duração de três dias, levou o Ministro da Propaganda chinês e o embaixador da China em Portugal a reunir com o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, mas também com o secretário-geral do PS, António Costa.

Por cá o encontro não teve grande destaque nem foi divulgado na agenda oficial dos dois partidos, nem do Governo português, tendo a comitiva de duas dezenas de pessoas sido também recebida pelo secretário-geral do PSD, Matos Rosa.

O Partido Social Democrata abordou a visita publicando um álbum fotográfico no seu site oficial, tendo também “aflorado” a questão no resumo semanal da PSD TV, não tendo no entanto registado o encontro na agenda oficial do partido. O PS não referiu o encontro no seu site nem na sua agenda oficial.

Segundo o Governo chinês, a visita de três dias a Portugal, que envolveu mais de 20 pessoas, foi realizada “a convite do partido do Governo”, o PSD, segundo revela o Diário de Noticias.

Descomplicador:

O Ministro da Propaganda do Governo chinês esteve em Portugal para uma visita de três dias, onde foi recebido por Passos Coelho e António Costa. No entanto por cá o motivo e o convite para a visita divergem dos indicados pelo Governo chinês.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *