David Justino, Santos Silva, Maria de Lurdes Rodrigues e outros debatem futuro da educação

David Justino Nuno CratoAo todo são onze os ex-Ministros da Educação que se vão reunir para debater a Lei de Bases da Educação e discutir assim o futuro da educação em Portugal. Este debate será promovido pelo Conselho Nacional da Educação, liderado pelo ex-Ministro de Durão Barroso.

Eduardo Marçal Grilho, Guilherme D’Oliveira Martins, actual presidente do Tribunal de Contas, Maria da Graça Carvalho, Augusto Santos Silva, Maria do Carmo Seabra, Maria de Lurdes Rodrigues, Roberto Carneiro, Júlio Pedrosa, Diamantino Durão, Isabel Alçada e o próprio David Justino, constituem o conjunto de onze ex-Ministros que estarão envolvidos no debate da Lei de Bases da Educação.

David Justino sempre assumiu a revisão da Lei de Bases como uma prioridade do seu mandato à frente do Conselho Nacional de Educação, embora este objectivo não seja partilhado pelo actual Ministro da Educação, Nuno Crato. A par destes nomes, irão também participar no debate de revisão desta lei estarão também nomes ligados ao Ensino Superior.

O debate vai realizar-se num formato de oito seminários, sobre a organização dos curriculos, entrada dos professores na carreira docente, escolaridade obrigatória, descentralização de competências e a escola pública. Segunda David Justino à Agência Lusa, o importante é que “a educação seja centrada na formação de pessoas capazes, com uma dimensão de cidadania e não orientada para o mercado de trabalho como hoje em dia acontece”.

David Justino diz ainda que o Conselho Nacional de Educação continuará a emitir pareceres e recomendações, bem como não deixará de lado a monitorização de algumas questões, nomeadamente a municipalização das escolas, um tema que tem estado também em cima da mesa.

Descomplicador:

David Justino, ex-Ministro da Educação de Durão Barroso vai juntar onze ex-ministros para debater a Lei de Bases da Educação. Nomes como Maria de Lurdes Rodrigues, Maria do Carmo Seabra, Guilherme D’Oliveira Martins e Augusto Santos Silva estarão presentes nestes debates.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *