Varoufakis demite-se e abre caminho à moderação

Euclid TsakalotosFoi a grande surpresa do rescaldo do referendo na Grécia. O Ministro das Finanças, Yanis Varoufakis anunciou pela manhã a sua demissão do cargo, por forma a “facilitar as negociações”, tendo já o Primeiro-Ministro Alex Tsipras escolhido para seu sucessor, Euclid Tsakolotos, apelidado por muitos como “a voz moderada do Syryza”. A tomada de posse será ainda hoje.

Depois da vitória pessoal que foi para Varoufakis a vitória do Não no referendo grego, esta manhã o Ministro das Finanças anunciou no seu blog pessoal a sua saída do ministério. Varoufakis disse que a “manifestação de alguns ministros da minha ausência das reuniões do Eurogrupo é importante para que a Grécia alcance um acordo”, deixando assim o cargo que ocupava.

Ao que tudo indica Alex Tsipras concordou com algumas recomendações europeias que dariam conta de que Yanis Varoufakis podia ser um entrave ao sucesso das negociações, num momento em que a Grécia se prepara para uma nova ronda negocial depois de conhecidos os resultados do referendo de ontem à noite.

Entretanto o sucessor do polémico Varoufakis já está escolhido. Euclid Tsakalotos, de 55 anos, será o próximo Ministro das Finanças da Grécia que irá levar a cabo as negociações. Tsakalotos é apelidado por muitos como a voz moderada do Syriza, sendo deputado há 12 anos e desempenhando as funções de “ministro-sombra” enquanto o Syriza esteve na oposição.

É manifestamente pró-Europeu e contra a saída da Grécia da Zona Euro, sendo a par do Vice-Primeiro Ministro Yanis Dragasakis um dos maiores defensores desta linha no Governo liderado por Alex Tsipras. Doutorado em Oxford e professor universitário em Kent e Atenas é visto como o “cérebro” da politica económica do Syriza.

Descomplicador:

De forma surpreendente Yanis Varoufakis anunciou a sua saída de Ministro das Finanças depois da vitória do Não no referendo, posição que defendeu. Euclid Tsakalotos será o seu sucessor e é visto como uma voz mais moderada dentro do Syriza.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *