Nova sondagem. Novo vencedor. PS novamente à frente

António CostaDepois da coligação PSD/CDS ter surgido pela primeira vez à frente numa sondagem, hoje surge outra da responsabilidade da Intercampus para o Público, TVI e TSF que coloca o Partido Socialista a vencer, embora sem maioria absoluta. Ainda assim a maioria dos portugueses gostaria de ver um Governo de maioria absoluta na próxima legislatura.

O PSD/CDS regista 32,7% ficando a cinco pontos do PS que lidera este estudo com 37,6%. Em terceiro lugar surge o PCP com 11% e o Bloco de Esquerda com 6% atrás de uma rubrica designada “outros partidos” que regista 6,7%. Ainda assim, nesta sondagem, partidos como o LIVRE/Tempo de Avançar e o PDR de Marinho e Pinto surgem atrás de partidos como o PCTP, o Partido dos Animais e Natureza e ainda o Partido da Terra.

Os dados aproximam-se na proximidade aos partidos, com 30,9% a sentirem-se mais próximos do PS e 27,4% do PSD a que se podem somar os 4,8% que se sentem próximos do CDS. Ainda assim e apesar da proximidade nos números a maioria dos portugueses, cerca de 65% gostariam de ver um governo de maioria absoluta.

No que toca aos líderes, António Costa lidera com 4,7 seguido de Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, com 4,4 pontos. Passos Coelho surge com 3,7 pontos, em igualdade com Marinho e Pinto e à frente de Paulo Portas. 43% dos inquiridos consideram que António Costa é a personalidade com mais qualidades para ser Primeiro Ministro.

Para o próximo Governo, no entender dos inquiridos, as prioridades devem ser a criação de emprego (88%), a redução dos impostos (55%) e ainda a recuperação do poder de compra (45,9%).

Descomplicador:

Uma sondagem para o Publico, TVI e TSF dá a vitória ao Partido Socialista com 37%, seguindo a coligação com 32%. António Costa é o líder preferido dos inquiridos que gostariam no entanto de ver o próximo Governo liderar com maioria absoluta.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *