Maria Luis Albuquerque votou em Ministro espanhol para líder do Eurogrupo

Maria Luis AlbuquerqueA Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque confessou ter votado no ministro espanhol, Luís de Guindos para presidente do Eurogrupo. No entanto, Jeroen Dijsselboem, ministro holandês, foi eleito para um segundo mandato à frente deste órgão informal que reúne os ministros da Zona Euro.

Foi no rescaldo de um dos momentos mais complicados para o Eurogrupo que Jeroen Dijsselboem foi reeleito para o segundo mandato, com duração de dois anos e meio, relegando assim Luís de Guindos, ministro espanhol que também se apresentou a votação ao defender que “Espanha tem pouco representatividade nos órgãos europeus para o país que é”.

Quem esteve ao lado de Luís de Guindos foi a ministra portuguesa Maria Luis Albuquerque, que revelou o seu sentido de voto na conferência de imprensa de rescaldo da situação da Grécia e que justificou o seu sentido de voto com o facto de “Portugal e Espanha terem uma tradição de apoio neste tipo de eleições”, e também com a “pouca representatividade espanhola nos órgãos europeus”.

Ainda assim, Maria Luís Albuquerque destacou a sua relação com Jeroen Dijsselboem, independentemente do seu sentido de voto nesta última reunião do Eurogrupo. Já Luís de Guindos disse saber quem o tinha apoiado neste sufrágio, não tendo no entanto revelado o número de votos que recebeu.

Jeroen Dijsselboem sucedeu a Jean Claude Juncker, actual presidente da Comissão Europeia, desde o ano de 2013.

Descomplicador:

Maria Luís Albuquerque revelou o seu sentido de voto para a liderança do Eurogrupo. A ministra portuguesa votou no ministro espanhol Luís de Guindos que saiu derrotado face a Jeroen Dijsselboem, que parte assim para um segundo mandato de dois anos e meio.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *