Listas do PS: Deputada mais assídua de Santarém afastada das listas

Idália SerrãoNão correu da melhor forma a reunião da Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista, liderada pelo deputado António Gameiro, apoiante de António José Seguro desde a primeira hora. Idália Serrão, candidato do PS à Câmara de Santarém em 2013 e a deputada socialista eleita pelo distrito com menos faltas durante esta legislatura foi afastada da lista aprovada para as eleições de Outubro.

Do Largo do Rato veio a indicação de Vieira da Silva para cabeça-de-lista pelo distrito de Santarém, no entanto a restante composição da lista não foi de todo pacifica, a ser aprovada por 44 votos a favor e 37 votos contra, números adiantados pelo presidente da concelhia do PS de Santarém e que fazem notar a divisão dentro da estrutura.

Em segundo lugar candidata-se então o líder da distrital do partido, António Gameiro, um nome muito próximo de António José Seguro, seguido de Sónia Sanfona, ex-Governadora Civil de Santarém. Em quarto lugar, Hugo Costa, presidente da concelhia do PS de Tomar e uma imposição do presidente da distrital do partido que ao que revela o jornal O Mirante também não gerou consenso. Em quinto lugar João Sequeira, próximo do secretariado nacional do PS e em sexto, Maria da Luz Lopes, dirigente das Mulheres Socialistas de Santarém. Em sétimo lugar está o presidente distrital da Juventude Socialista, Tiago Preguiça, seguido por Mário Balsa e Élvira Tristão.

A maior surpresa é a ausência de Idália Serrão, deputada eleita pelo distrito de Santarém e candidata pelo PS à Câmara Municipal e que foi a deputada mais assídua na última legislatura, registando apenas três faltas justificadas. O Panorama sabe ainda que o trabalho de Idália Serrão foi elogiado durante a reunião da Federação Distrital, tornando ainda mais surpreendente o seu afastamento das listas para as legislativas de Outubro. Idália Serrão foi candidata pelo circulo eleitoral de Santarém desde 2005.

Quem se mostrou muito descontente com a composição desta lista foi o presidente da concelhia do PS de Santarém, o ex-Secretário de Estado Rui Barreiro, afirmando na sua página do Facebook que “para reflexão dos socialistas scalabitanos: onde estão os elementos do concelho de Santarém na lista de deputados do PS?”. Rui Barreiro disse ainda ir tomar uma posição pública quanto à composição da lista, mostrando assim o seu desagrado por não ver o concelho sede de distrito representado nesta candidatura.

O Panorama tentou contactar Idália Serrão mas até ao momento ainda não obteve resposta.

Descomplicador:

A composição da lista do Partido Socialista em Santarém não foi a mais pacifica, com a deputada Idália Serrão a ser afastada das listas para surpresa geral. Idália Serrão foi candidato à Câmara de Santarém pelo PS e foi a deputada mais assídua do PS Santarém nesta legislatura.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Há 1 comentário neste artigo
  1. Pingback: Listas do PS causam polémica. Em Santarém já há demissões - Panorama

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *