Sondagem Aximage: Maria de Belém preferida à esquerda

A mais recente sondagem da Aximage revela que Maria de Belém a é a preferida dos portugueses para ser a candidata presidencial apoiada pelo PS. De acordo com os resultados revelados esta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa é quem reúne mais preferências do lado da direita.

maria de belemAos inquiridos era pedido que indicassem qual o nome preferido de entre uma lista de três possíveis candidatos apoiados quer pelo PS quer pelo PSD. Do lado socialista, Maria de Belém reune 32,4% das escolhas. Em segundo lugar aparece Sampaio da Nóvoa com 25,9 % das preferências, relegando assim Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas, para o terceiro posto, com 8,1 %. Do lado do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa atinge uma percentagem de 46,2 % e é o preferido dos portugueses para ser o candidato apoiado pela direita. Com quase dez pontos de diferença, Rui Rio surge em segundo lugar, reunindo um total de 36,7% das opções. Durão Barroso completa a lista com 6,5% das preferências.

Se do lado da direita os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa e de Rui Rio têm sido referidos como potenciais e prováveis candidatos às eleições presidenciais de 2016, a hipótese de Maria de Belém se candidatar tem vindo a ganhar força nos últimos tempos e a antiga Ministra da Saúde ainda não desfez o tabu e pode mesmo vir a ser candidata.

Dos seis nomes que fazem parte desta sondagem apenas Sampaio da Nóvoa é candidato oficial a Belém. De fora ficaram os nomes como o de Paulo Morais ou de Henrique Neto, que já anunciaram as respectivas candidaturas.

É de ressalvar ainda que a sondagem realizada pela Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios procurava saber as preferências dos portugueses e não a sua intenção de voto.

Descomplicador:

A sondagem realizada pela Aximage, cujos resultados foram ontem divulgados, revelam que Maria de Belém é a preferida dos portugueses para ser a candidata apoiada pelo PS na corrida a Belém. Sampaio da Nóvoa. Do lado do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa encabeça a lista, seguido por Rui Rio.

Publicado por: José Pedro Mozos

23 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Entre março de 2016 e junho de 2017 passou pela SIC Notícias. Faz parte da editoria de política da Revista VISÃO desde julho de 2017. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, faz parte do Conselho Editorial do Panorama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *