Sondagem Aximage: Maria de Belém preferida à esquerda

A mais recente sondagem da Aximage revela que Maria de Belém a é a preferida dos portugueses para ser a candidata presidencial apoiada pelo PS. De acordo com os resultados revelados esta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa é quem reúne mais preferências do lado da direita.

maria de belemAos inquiridos era pedido que indicassem qual o nome preferido de entre uma lista de três possíveis candidatos apoiados quer pelo PS quer pelo PSD. Do lado socialista, Maria de Belém reune 32,4% das escolhas. Em segundo lugar aparece Sampaio da Nóvoa com 25,9 % das preferências, relegando assim Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas, para o terceiro posto, com 8,1 %. Do lado do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa atinge uma percentagem de 46,2 % e é o preferido dos portugueses para ser o candidato apoiado pela direita. Com quase dez pontos de diferença, Rui Rio surge em segundo lugar, reunindo um total de 36,7% das opções. Durão Barroso completa a lista com 6,5% das preferências.

Se do lado da direita os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa e de Rui Rio têm sido referidos como potenciais e prováveis candidatos às eleições presidenciais de 2016, a hipótese de Maria de Belém se candidatar tem vindo a ganhar força nos últimos tempos e a antiga Ministra da Saúde ainda não desfez o tabu e pode mesmo vir a ser candidata.

Dos seis nomes que fazem parte desta sondagem apenas Sampaio da Nóvoa é candidato oficial a Belém. De fora ficaram os nomes como o de Paulo Morais ou de Henrique Neto, que já anunciaram as respectivas candidaturas.

É de ressalvar ainda que a sondagem realizada pela Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios procurava saber as preferências dos portugueses e não a sua intenção de voto.

Descomplicador:

A sondagem realizada pela Aximage, cujos resultados foram ontem divulgados, revelam que Maria de Belém é a preferida dos portugueses para ser a candidata apoiada pelo PS na corrida a Belém. Sampaio da Nóvoa. Do lado do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa encabeça a lista, seguido por Rui Rio.

Publicado por: José Pedro Mozos

22 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Socia e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Foi comentador num programa da rádio da sua faculdade sobre actualidade política; editor de música da ESCS Magazine e escreveu para o site Bola na Rede. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, é jornalista na SIC Notícias.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *