O que sabemos sobre as listas da coligação

Os principais partidos com assento parlamentar estão em plena preparação para as eleições legislativas deste ano e as primeiras novidades relativas à coligação começam a surgir. Depois de LIVRE, PS, CDU e Bloco de Esquerda terem apresentado as suas listas, Marques Mendes revelou no seu programa de comentário semanal que as listas dos sociais democratas vão ser conhecidas esta segunda-feira.

Passos PortasSegundo Marques Mendes, contrariamente ao que aconteceu há quatro anos, desta vez Paulo Portas e Pedro Passos Coelho vão concorrer pelo círculo de Lisboa. O comentador revelou ainda que a coligação vai quebrar um recorde – sete mulheres serão cabeças de lista.

Marques Mendes elogiou ainda a atitude “resposável” de Cavaco Silva de pedir um governo estável e maioritário, assim como a escolha de dia 4 de outubro para marcar o ato eleitoral – uma vez que o antigo líder recordou que a semana de 27 de setembro é semana de revelação de estatísticas importantes, como a evolução do desemprego. Para o social democrata, tanto Passos Coelho como Portas estiveram “muito bem” nas últimas entrevistas que concederam.

Outra novidade, conhecida este sábado, foi a de que Miguel Poiares Maduro, ministro Adjunto e do Desenvolvimentopoiares maduro Regional, vai, no final da legislatura, abandonar a carreira política e emigrar. Poiares Maduro revelou que vai prosseguir a sua carreira académica já no final deste ano, recusando a ideia de uma carreira política: “não regressar (à universidade) seria, de facto, abandonar a minha carreira académica internacional. Isso inverteria a relação que quero ter entre a política e a minha carreira profissional e que, aliás, sempre afirmei em inúmeras ocasiões”.

Poiares Maduro sublinhou ainda que vai dar “forte” apoio à coligação e mostrou-se sensibilizado por um manifesto em que os cinco autarcas social democratas de Coimbra, a sua região, pediram que fosse deputado por esse círculo eleitoral.

Descomplicador:

Marques Mendes adianta que as listas da coligação vão ser conhecidas esta segunda-feira e que Portas e Passos farão parte da lista de Lisboa. Poiares Maduro vai deixar a política no fim do mandato.

Publicado por: Mariana Lima Cunha

21 anos, natural de Oeiras. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós-graduada em Comunicação e Marketing Político pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Jornalista online do Expresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *