Primeira mão: Duarte Marques responde a Isabel Moreira. “São sempre os mesmos aos gritos”

As novas alterações à lei do aborto, aprovadas esta quarta-feira na Assembleia da República, continuam a gerar polémica. Desta vez foi a deputada pelo PS Isabel Moreira, que protagonizou uma das intervenções mais indignadas aquando da aprovação, a reagir através da sua página de Facebook, declarando que “não há esperança” no PSD e no CDS. “Dizem que têm deputados e deputadas que sabem, por exemplo, que este retrocesso à lei da IVG é um ultraje e é inconstitucional. O líder da JSD, por exemplo. Ou o seu ex-líder. Nomes como estes: Mónica Ferro Duarte Marques Francisca Almeida Paulo Mota Pinto Teresa Leal Coelho Michael Seufert e Teresa Caeiro”. Para Isabel Moreira, também ativista dos direitos LBGT, todos estes nomes “votaram ao lado da barbaridade”, já que “nenhum reve a coragem de seguir a sua convicção”.

Duarte MarquesO social democrata Duarte Marques, mencionado no post de Isabel Moreira, não demorou a reagir. Em declarações ao Panorama, o deputado considerou que “os radicais de ambos os lados destas barricadas só estragam soluções equilibradas de bom senso”. Duarte Marques decidiu desvalorizar as declarações de Isabel Moreira, afirmando que “são sempre os mesmos aos gritos”. O deputado concluiu com uma comparação: “é tão indigno quem quer colocar as mulheres a assinar ecografias como quem grita que quem é a favor do pagamento de taxas moderadores está a querer humilhar as mulheres”.

As alterações à lei do aborto foram aprovadas pela maioria na quarta-feira passada e têm acendido os ânimos em diversas associações a favor dos direitos das mulheres. Os partidos da oposição já prometeram reverter o processo após as próximas eleições.

Descomplicador:

Isabel Moreira acusou hoje vários deputados da coligação de não seguirem as suas convicções quanto às alterações na lei do aborto. Duarte Marques responde com críticas aos “radicais”.

Publicado por: Mariana Lima Cunha

21 anos, natural de Oeiras. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós-graduada em Comunicação e Marketing Político pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Jornalista online do Expresso

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *