ACTUALIZADO: PSD propõe um único debate entre Costa e Passos.

Os partidos já respodebates socrates passosnderam à proposta dos canais. O Partido Socialista exige que haja apenas um representante por coligação, o que afastaria Paulo Portas e Heloísa Apolónia dos debates. Os Verdes, por seu lado, reclamam o mesmo tratamento para o seu partido e para o CDS-PP. O Partido Social-Democrata não se pronunciou sobre esta temática mas propôs que houvesse apenas um debate entre António Costa e Passos Coelho, contrariando a proposta inicial, que sugeria que acontcessem três frente-a-frente entre os dois candidatos.

Os canais televisivos apresentaram na passada sexta-feira uma proposta aos partidos com assento parlamentar sobre os debates em tempo de campanha para as próximas eleições legislativas. RTP, SIC e TVI propuseram que houvesse uma ronda de frente-a-frente entre os líderes dos cinco partidos, que existisse também um deabate único com todos os candidatos e ainda que houvesse três frente-a-frente entre Passos Coelho e António Costa, um em cada canal e cada um com um tema diferente.

A reunião, que ocurreu na passada sexta-feira nas instalações da RTP, serviu para que fosse dada a conhecer a proposta inicial dos canais e os partidos tinham até hoje para a analisar. Apresentadas as revisões e correcções de cada partido, não foi possível chegar hoje a um consenso e as conversações terão de continuar para que se possa encontrar uma solução que agrade a ambas as partes.

As negociações conhecem agora os primeiros impasses. Para os tentar resolver, canais e partidos vão voltar a encontrar-se numa nova reunião que ficou agendada para a próxima próxima sexta-feira.

Descomplicador:

Os canais RTP, SIC e TVI apresentaram na sexta-feira passada uma proposta aos canais relativa aos debates televisivos na altura da campanha eleitoral. Os partidos analisaram a proposta inicial e apresentaram hoje as suas revisões: Os Verdes querem o mesmo tratamento que Portas; o PS quer apenas um representante por coligação; o PSD sugere apenas um debate entre Passos e Costa, recusando os três inicialmente propostos. Na próxima sexta-feira haverá nova reunião.

 

Publicado por: José Pedro Mozos

23 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa. Entre março de 2016 e junho de 2017 passou pela SIC Notícias. Faz parte da editoria de política da Revista VISÃO desde julho de 2017. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, faz parte do Conselho Editorial do Panorama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *