Passos Coelho envia “recado” à Caixa Geral Depósitos

Caixa Geral Depósitos CGDPedro Passos Coelho aproveitou uma entrevista ao Jornal de Negócios para enviar um recado à administração da Caixa Geral Depósitos acerca do empréstimo estatal que ainda não começou a ser liquidado. O Primeiro-Ministro mostra-se “preocupado” com a situação do banco.

O Primeiro-Ministro deu o exemplo do BPI e do BCP que fizeram aumentos de capital para facilitar os reembolsos do dinheiro emprestado pelo estado, revelando que a situação especifica da Caixa Geral Depósitos o “preocupa”, tendo em conta que ainda não deu inicio à devolução do dinheiro.

Passos Coelho disse ao Jornal de Negócios que a Caixa “era suposto que tivesse podido já obter resultados que permitissem fazer uma parte desse reembolso”, tal como os bancos privados que recorreram também a este mecanismo. No entanto a CGD apresentou no primeiro trimestre 8,9 milhões de euros de prejuízos, devido às vendas das seguradoras à Fosun.

O líder do Governo disse ainda esperar que “a administração da Caixa não deixe de executar as operações que forem necessárias e que permitirão fazer o reembolso desse valor que foi investido na capitalização da Caixa”, recordando ainda que o empréstimo foi feito “apenas na circunstância de o devolver com os juros que foram estabelecidos e que foram estabelecidos para todos os bancos nos quais o estado entrou”.

A Comissão Europeia, através da Direcção Geral da Concorrência está a seguir atentamente a questão da Caixa Geral Depósitos. Na entrevista, o chefe do Governo falou novamente do caso Espírito Santo, dizendo que “podíamos ter nacionalizado o banco, mas com a experiência que levamos nessa matéria, julgo que essa perda seria certa e imensa”.

Descomplicador:

Pedro Passos Coelho revelou em entrevista ao Jornal de Negócios estar “preocupado” com a situação do reembolso da Caixa Geral Depósitos. O líder do Governo disse ainda “esperar que “a administração da Caixa não deixe de executar as operações que forem necessárias e que permitirão fazer o reembolso desse valor que foi investido na capitalização da Caixa”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *