Pré-campanha “troca as voltas” às férias dos políticos

Passos CoelhoA pré-campanha para as eleições legislativas vai este Verão trocar as voltas aos principais protagonistas políticos portugueses, mas também à Silly Season tradicional em Portugal. Cavaco Silva e Passos Coelho terão férias marcadas, mas muitos irão optar por um sistema de fins-de-semana alargados sem garantirem a presença no Algarve por mais do que dois ou três dias seguidos.

O Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva irá estar durante grande parte do mês de Agosto de férias na Praia da Coelha, tal como é tradicional. Consigo estarão também os filhos e os netos que pontualmente se juntarão às férias do chefe de estado português. Já Pedro Passos Coelho este ano terá um período de férias mais reduzido, indo ainda assim para a Manta Rota, destino habitual.

Passos Coelho vai passar cerca de dez dias no Algarve, segundo fonte do gabinete à Agência Lusa, onde estará com a mulher, Laura Ferreira e a filha de ambos. Esses dez dias deverão concentrar-se maioritariamente na segunda quinzena de Agosto e não colocam de parte a participação em actividades partidárias na zona Sul do país, de onde se destaca a Festa do Pontal que este vai contar também com a presença de Paulo Portas.

Paulo Portas e António Costa são dois exemplos de dirigentes políticos que não terão férias formalmente marcadas, mas que irão aproveitar alguns fins-de-semana para passar uns dias na zona Sul do país. Fonte próxima de António Costa adianta que só agora após a elaboração das listas de candidatos a deputados é que o Secretário-Geral do PS vai marcar as suas férias.

Jerónimo de Sousa passou já uns dias no Algarve no final do mês de Julho e é provável que regresse para mais uns dias de descanso, embora sempre disponível para interromper as férias para acções de pré-campanha. A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins vai passar uns dias na primeira quinzena de Agosto num local com “praia e campo”, ao que indica a assessoria de imprensa do Bloco de Esquerda.

Formações para jovens marcam rentrée

Universidade de Verão PSDA Universidade de Verão do PSD, a Escola de Quadros do CDS e o YES Summer Camp da Juventude Socialista são três dos eventos que marcam as rentrées politicas no final do mês de Agosto. A Universidade de Verão do PSD é a mais conhecida, realizando-se em Castelo de Vide de 24 a 30 de Agosto.

Este ano a escola de Verão do PSD e da JSD vai contar com as presenças do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, mas também do banqueiro António Horta Osório, Durão Barroso, Leonor Beleza e um conjunto de actuais deputados e governantes. O CDS que desde o ano passado promove no inicio de Setembro (3 a 6 de Setembro) a Escola de Quadros, vai este ano realizar a iniciativa em Ofir, Esposende, não sendo ainda conhecido o programa.

A Juventude Socialista através da organização internacional das juventudes socialistas vai promover em Santa Cruz, Torres Vedras, o YES Summer Camp, não sendo também conhecido o programa, mas podendo contar com convidados internacionais, para além das actividades de Verão previstas.

Descomplicador:

Passos Coelho e Cavaco Silva vão ter um período formal de férias, mas os dirigentes políticos este ano viram as “voltas trocadas” devido à pré-campanha eleitoral. As rentrées irão realizar-se novamente nas escolas de formação de Verão das “jotas” dos principais partidos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *