Rádios juntam Passos Coelho e Costa num debate inédito

Debate Passos Coelho SócratesA TSF, a Antena 1 e a Rádio Renascença vão levar a cabo uma iniciativa inédita que vai juntar Pedro Passos Coelho e António Costa no primeiro debate pré-eleitoral. A marcação dos debates ainda não está encerrada mas o primeiro frente-a-frente será nas rádios portuguesas e está agendado para o Pavilhão de Portugal, sendo também transmitido em vídeo.

As negociações que têm vindo a ser feitas com as candidaturas e os meios de comunicação social definiram já um frente-a-frente entre Passos Coelho e António Costa na rádio e outro na TV, rejeitada que foi a proposta inicial de três debates entre os líderes dos dois maiores partidos portugueses.

Esta iniciativa inédita que vai juntar as três rádios de informação nacionais vai decorrer no Pavilhão de Portugal e vai também ser transmitido em vídeo, estando agendado para o dia 10 de Setembro. Para além disso as rádios nacionais poderão também transmitir o frente-a-frente entre os quatro lideres das candidaturas com assento parlamentar.

A proposta inicial previa três debates entre o actual líder do Governo e António Costa, mas o PSD rejeitou essa proposta, transformando-a neste formato, com um debate em rádio e outro em televisão, com datas ainda por marcar.

Costa não quer debater com Paulo Portas

Paulo PortasUma das questões que ainda não está resolvida nos debates é a participação do líder do CDS, Paulo Portas. António Costa não quer debater com Portas e Os Verdes vieram já pedir condições iguais no tratamento, tendo em conta que ambos os partidos são parceiros de coligação de um outro.

O Partido Socialista só aceita assim debates entre as candidaturas e não entre os partidos, deixando assim de fora Paulo Portas. Com esta proposta o PS indicou que vai enviar o presidente do partido, Carlos César para o debate e não o candidato a Primeiro-Ministro, António Costa.

Para desbloquear este impasse, as televisões enviaram uma nova proposta que prevê a participação de Paulo Portas apenas num debate frente ao Bloco de Esquerda. Ainda não é no entanto definitivo este modelo de debates para as legislativas.

Descomplicador:

TSF, Antena 1 e Rádio Renascença vão levar a cabo uma iniciativa inédita que vai colocar frente-a-frente Pedro Passos Coelho e António Costa. A questão da participação de Paulo Portas está a bloquear o anúncio do formato final.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *