Governo quer acertar solução Portela com o Montijo

Aeroporto da PortelaO Governo através do Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, revelou que quer acertar até ao fim do mandato a solução do Aeroporto da Portela complementada com o Aeroporto do Montijo. A informação foi dada pelo Secretário de Estado em Beja, localização do aeroporto menos frequentado em Portugal.

A ideia é que a solução fique assinada com todas as partes antes das eleições de 4 de Outubro, solução essa que tem de receber as assinaturas dos Ministérios da Defesa e da Economia, para além da Força Aérea Portuguesa, as autarquias de Lisboa e do Montijo e da ANA, a responsável pela gestão aeroportuária em Portugal.

A Base Aérea do Montijo será assim a localização complementar ao Aeroporto da Portela, situação que tem sido alvo de debate desde há largos anos para cá e que tem recebido cada vez mais importância devido ao aumento do sector do turismo em Portugal o que leva a uma maior utilização do aeroporto localizado no centro de Lisboa. Em 2014, a Portela superou pela primeira vez os 18 milhões de passageiros anuais.

Sérgio Monteiro, Secretário de Estado das Comunicações, Infraestruturas e Transportes disse ainda que “foram feitos todos os investimentos necessários para termos Portela mais Montijo para durar 50 anos”, transformando assim a Base do Montijo também num aeroporto cívil.

O responsável do Governo para o sector disse ainda que “a localização da Portela é essencial para Lisboa, estando os passageiros a apenas 1,40 euros do centro da cidade de Lisboa”, acrescentando que “um aeroporto na Ota ou em Alcochete aumentaria as taxas de transporte, tornando Lisboa e Portugal um país menos atractivo”.

Descomplicador:

Sérgio Monteiro, Secretário de Estado dos Transportes afirmou o desejo do Governo de assinar entre todas as partes o acordo para a utilização da Base Aérea do Montijo em conjunto com a Portela, uma solução que, diz o governante, servirá a cidade durante os próximos 50 anos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *