Manuel Alegre disponível para apoiar Maria de Belém

Manuel AlegreA questão do apoio presidencial no Partido Socialista pode complicar mais do que o esperado inicialmente. Se até ao momento Sampaio da Nóvoa reuniu já uma série de apoios de dirigentes ligados ao Partido Socialista, por outro lado pode estar a ser criada uma vaga de fundo para que Maria de Belém avance para as eleições de 2016. Recentemente o jornal Sol deu conta da disponibilidade de Manuel Alegre para apoiar a sua ex-mandatária.

Ao que revela o semanário, Manuel Alegre ainda não veio a público prestar qualquer tipo de declaração acerca das eleições presidenciais, estando a resguardar-se para o caso de Maria de Belém avançar mesmo ao sufrágio do próximo ano. Maria de Belém foi mandatária nacional da candidatura de Manuel Alegre em 2011 e o histórico socialista pretende retribuir o apoio, mostrando-se um dos grandes suportes da deputada socialista.

A vaga de fundo para a candidatura da actual deputada do PS parece estar a ganhar cada vez mais força, tendo em conta que a também ex-Presidente do Partido Socialista pediu para ficar fora das listas de candidatos a deputados para as próximas eleições legislativas, indiciando assim estar a preparar outros desafios políticos.

O jornal Sol revela ainda que a ideia inicial de Mário Soares era a de apoiar Carvalho da Silva mas que o ex-líder da CGTP resolveu desistir da candidatura em apenas 48h, quando já tinha alguns detalhes estratégicos combinados. Mário Soares avançou então para o apoio a Sampaio da Nóvoa, que entretanto recebeu já o apoio de Jorge Sampaio e Ramalho Eanes.

Entretanto Jorge Sampaio tem recusado entrevistas acerca da candidatura de Sampaio da Nóvoa e há boatos de que o ex-Presidente da Republica pode estar arrependido de ter apoiado prematuramente Sampaio da Nóvoa, isto apesar de um dos homens da sua confiança, Pedro Reis, estar envolvido na candidatura do ex-reitor universitário.

Descomplicador:

Manuel Alegre está a resguardar-se nas presidenciais para estar disponível para apoiar Maria de Belém, caso a ex-Presidente do PS decida avançar para as presidenciais 2016. Entretanto Jorge Sampaio pode estar arrependido do apoio prematuro a Sampaio da Nóvoa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *