Taxa de desemprego atinge níveis de 2010

Instituto Nacional Estatistica INEUm dia depois de Marco António Costa, um dos homens fortes do PSD, ter defendido em conferência de imprensa os números do desemprego, o Instituto Nacional de Estatística divulgou os dados correspondentes ao segundo trimestre do ano. 11,9% é a taxa actual divulgada pelo INE, um nível que só se verificou no final do ano de 2010 e que representa uma descida de 2% face ao mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre do ano a taxa de desemprego registou 13,7% e agora registou uma descida para 11,9%, o melhor valor dos últimos quatro anos e meio. A forma de calcular a taxa de desemprego sofreu alterações no inicio de 2011 pelo que não é possível fazer comparações directas, no entanto um valor mais baixo registou-se no último trimestre de 2010 com uma taxa de 11,1%, que correspondiam a 619 mil pessoas desempregadas.

De acordo com os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatistica, estarão desempregadas 620,4 mil pessoas, menos 14,9% face ao mesmo trimestre de 2014. É de referir no entanto que em 2010 a população activa, número que serve de base ao calculo da taxa de desemprego, era superior à que se regista no ano de 2015.

Ana Catarina Mendes reagiu pelo Partido Socialista e depois de rapidamente ter dado os parabéns por estes números perguntou se “as pessoas que se encontram desempregadas consideram este um dia histórico”, voltando a abordar a questão dos estágios, “alguns com a duração de uma semana e que tiram as pessoas destas estatísticas do desemprego”, acrescentando que “a realidade de hoje não é comparável com a de 2011, devido aos emigrantes”, acusando a maioria do Governo de “uma total insensibilidade social”.

Descomplicador:

O INE divulgou os dados do desemprego referentes ao segundo trimestre do ano, apontando para os 11,9%, a taxa mais baixa desde o final do ano de 2010. O Partido Socialista já rejeitou leituras positivas falando na emigração como causa da descida.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *