Tsipras quer eleições antecipadas para recuperar maioria

Tsipras JunckerAlex Tsipras deve convocar eleições antecipadas na Grécia para o Outono. O actual Primeiro-Ministro grego quer recuperar a maioria parlamentar que perdeu aquando da aprovação do terceiro resgate por parte do Parlamento. Tudo depende da estabilidade politica no país ao longo dos próximos meses, mas a hipótese está a ganhar cada vez mais força.

A informação foi avançada pela porta-voz do Governo à rádio Vima FM, que no entanto ressalvou que “tudo dependerá da estabilidade politica nos próximos meses”, mas que o Primeiro-Ministro Alex Tsipras está a planear eleições antecipadas para o próximo Outono. A ideia de Tsipras é poder recuperar a maioria parlamentar que perdeu recentemente.

Tsipras perdeu a maioria ao ver 30 deputados do Syriza votar contra o acordo com os credores, situação que se pode repetir depois de o acordo estar redigido e ter de passar novamente pela aprovação final. No entanto para já Alex Tsipras pretende concentrar-se no acordo com os credores internacionais para poder assim receber oficialmente o terceiro resgate, este no valor de 80 mil milhões de euros.

A coligação entre o Syriza e o Anel, constituída por 149 e 13 deputados respectivamente, viu alguns dos seus deputados votar contra as intenções de Alex Tsipras que pretende assim recuperar a maioria parlamentar depois de firmado o acordo internacional para enfrentar assim sem instabilidade politica o terceiro resgate ao país.

Para já todos parecem optimistas na redacção de um texto final definitivo. O presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker disse acreditar na possibilidade de fechar o acordo antes do dia 20 de Agosto, dia em que Atenas terá de pagar ao Banco Central Europeu cerca de 3,4 mil milhões de euros.

Descomplicador:

Alex Tsipras está “inclinado” a convocar eleições antecipadas na Grécia para recuperar a maioria parlamentar que perdeu aquando da aprovação do terceiro resgate com os credores internacionais. Depois de firmado o acordo, Tsipras planeia então convocar eleições para o Outono.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *