Congresso americano coloca em causa saída da Base das Lajes

Base das LajesO congresso norte-americano está a colocar em causa a saída dos meios militares da Base das Lajes nos Açores e a mudança para Croughton no Reino Unido. O congresso suspeita de fraude, abuso e desperdicio do Pentágono, devido à decisão de abandonar a Base das Lajes.

O congresso defende que a manutenção da base militar nas Lajes é mais económica e mais adequada às necessidades dos Estados Unidos da América, colocando assim em causa a decisão do Pentágono ao decidir mudar para Croughton. O congresso quer agora saber se a decisão foi tomada com base num erro ou se foi uma acção deliberada, tendo enviado já a questão à Comissão dos Serviços Armados do Senado e da Câmara dos Representantes.

112 elementos do congresso pedem mesmo a suspensão imediata dos trabalhos de mudança da base militar das Lajes para a base de Croughton, ao que revela o Observador. O congresso defende ainda que não foram calculadas as poupanças que o país iria obter caso instalasse o sistema que pretende instalar no Reino Unido na base dos Açores.

Segundo os cálculos do congresso, os Estados Unidos poupariam cerca de 500 milhões de dólares caso a base se mantivesse nas Lajes, ao qual poderiam ainda acrescentar poupanças de 300 milhões em infraestruturas e habitação. A base do Reino Unido vai receber as operações de contraespionagem para África, estimando-se que venham a trabalhar em Croughton 1250 operacionais.

Os Estados Unidos analisaram 14 locais para instalar esta nova base, situação que o congresso critica por não terem analisado bases onde o país já está instalado, como é exemplo a das Lajes, nos Açores. O congresso fez então essa análise, afirmando que o Reino Unido não tem condições para receber o sistema que os Estados Unidos querem implementar, tendo, segundo o Observador, “sérios problemas de aquecimento, arrefecimento, canalização e de comunicações”. Para além disso elementos confidenciais desaconselham o Reino Unido como local para instalação de uma base.

O congresso norte-americano conclui assim afirmando que a Base das Lajes seria “a escolha que faria mais sentido em termos financeiros, operacionais e estratégicos”. Se o congresso apurar que a escolha do Pentágono é de índole criminosa pode avançar com uma investigação criminal.

Descomplicador:

O congresso norte-americano colocou em causa a decisão do Pentágono de sair da Base das Lajes para se instalar no Reino Unido. A manutenção dos Estados Unidos nas Lajes permitia ao pais poupar 500 milhões de dólares. O relatório pode culminar num processo judicial.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *