Sondagens em Espanha dão crescimento dos partidos “tradicionais”

Mariano RajoyA última sondagem do jornal El Mundo aponta uma subida dos dois partidos mais “tradicionais” em Espanha. O Partido Popular e o PSOE registam subidas enquanto partidos como o Podemos e o Ciudadanos registam ligeiras quedas, num regresso do bipartidarismo como apelida a imprensa espanhola aos mais recentes números divulgados.

O barómetro realizado no mês de Julho e publicado ontem no jornal El Mundo aponta assim 28,2% para o PP, partido que lidera o Governo através de Mariano Rajoy. O PSOE, principal partido da oposição regista 24,9%, seguido pelo Podemos como terceira força politica com 15%. O Ciudadanos fecha a lista dos principais partidos com 11,1%, neste barómetro realizado pelo instituto CIS.

Em comparação com o último barómetro divulgado pelo El Mundo, o PP sobe 2,6% que coincidem com a descida do Ciudadanos em 2,7 pontos percentuais. O PSOE regista uma ligeira subida de 0,6%, enquanto o Podemos em sentido inverso regista uma ligeira queda, na ordem dos 0,8%. Neste barómetro o PP e o PSOE têm já a maioria dos votos, algo que não acontecia na sondagem divulgada anteriormente.

A sondagem foi levada a cabo pouco tempo depois da tomada de posse dos novos presidentes das autarquias, onde em Madrid, a candidata do PP foi a mais votada mas foi a candidata do movimento “Ahora Madrid” que se tornou presidente da Câmara devido a um acordo com o PSOE e o Podemos. Em Barcelona, Ada Colau, que liderava uma plataforma de cinco partidos de esquerda, entre eles o Podemos, acabou por vencer.

Descomplicador:

A mais recente sondagem do jornal El Mundo regista subidas do Partido Popular de Rajoy e do PSOE, registando em sentido inverso quedas do Podemos e do Ciudadanos. A sondagem foi realizada após a tomada de posse dos novos presidentes das autarquias espanholas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *