Nós, Cidadãos! começa a compor as listas. Jorge Santos lidera circulo do Porto

Nós CidadãosO Nós, Cidadãos! (NC) é um dos recém-formados partidos que vai concorrer às eleições legislativas de 2015, tendo sido formado através de um conjunto de cidadãos que se foram juntando em movimentos cívicos e mais tarde através das redes sociais. O Panorama falou com Jorge Santos, cabeça-de-lista pelo circulo eleitoral do Porto, do partido liderado pelo professor universitário Mendo Henriques.

Jorge Santos foi recentemente eleito vice-presidente do Nós, Cidadãos! e vai encabeçar a lista do partido ao circulo eleitoral do Porto. Foi jornalista no Primeiro de Janeiro e um dos fundadores da Rádio Nova, para além de ter sido também autarca e actualmente gestor de empresas. Ao Panorama, Jorge Santos revela que viu no Nós, Cidadãos! um partido com “heterogeneidade de opiniões”, acrescentando que “direitas, esquerdas, monarquias, repúblicas, cristãosou ateus são, para nós, não assuntos”.

O agora candidato a deputado revela ainda que o NC aceitou “o desafio de juntar pessoas comuns, a maioria delas sem experiência política – ainda bem!- e , para fraseando o Pedro Abrunhosa “fazendo que ainda não foi feito”, e afirmando que o recém-oficializado partido é o único que trabalha para “reformar o sistema político português, de cima abaixo”, salientando que nenhum outro partido assume este desígnio.

É aliás a “esperança de conseguir mudar o sistema politico português” que motivou Jorge Santos a assumir o desafio de encabeçar a lista do Nós, Cidadãos! pelo circulo do Porto. O gestor de empresas defende que “só um partido emergente teria coragem para terminar com a alternância PSD/PS”.

Jorge Santos

(Carregar para aumentar)

Como principais prioridades, Jorge Santos aponta ao Panorama a “promoção do emprego, a sustentabilidade da segurança social, a coesão social e a reforma do sistema político e eleitoral bem como um combate sério e  implacável à corrupção”, acrescentando ainda a necessidade de “alterar o que estiver na Constituição a cercear a democracia participativa e que tem constituído um terreno fértil à corrupção em Portugal”.

O antigo jornalista destaca ainda que o Nós, Cidadaos! “não é um partido porque o deseja ser, é por necessidade”, clarificando com isso que defendem também que “movimentos de cidadãos devem poder concorrer às eleições legislativas e europeias”.

Quanto às expectativas para o Porto, Jorge Santos afirma que “o Porto tem tradições na luta pela liberdade e pela mudança. E já provou por diversas vezes que sabe trocar a volta às sondagens”, num programa que está “sempre em construção por parte dos cidadãos, independentemente das suas matrizes ideológicas”, num pais onde “as redes sociais fazem parte integrante de quase metade da população portuguesa”, mas não descurando o verdadeiro combate que será “na rua. Com as pessoas”.

Até ao momento, para além de Jorge Santos pelo Porto, o Nós, Cidadãos anunciou já Filipa Fernandes pelo circulo da Madeira e Ruben Pacheco Correia pelo circulo eleitoral dos Açores. O cabeça-de-lista de Lisboa será anunciado no dia 21 de Agosto, segundo informação da assessoria de imprensa do partido ao Panorama. A sede nacional do Nós, Cidadãos! será inaugurada na Segunda-Feira, dia 10 de Agosto em Campo de Ourique, Lisboa.

Descomplicador:

O Nós, Cidadão! tem vindo a apresentar os seus cabeças de lista, apresentando no dia 21 o candidato pelo circulo eleitoral de Lisboa. O Panorama falou com Jorge Santos, nº1 da lista do circulo eleitoral do Porto pelo recém-formado partido.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Existem 3 comentários a este artigo
  1. nelicruz54@gmail.com'
    neli at 08:27

    A quem e onde me dirigir em Leiria para me inscrever neste partido, de cujos ideais eu partilho. Tem de haver uma alternativa à política velha e corrupta que tem dominado e minado o nosso país.
    Podem informar via Email
    Obrigada
    Neli Cruz

  2. Pingback: Nós, Cidadãos! - Clipping de Agosto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *