Trump e moderadores protagonizam primeiro debate. Fox sai vencedora

Donald TrumpDonald Trump cumpriu com as expectativas criadas à sua volta e dominou em si todas as atenções no primeiro debate entre os candidatos às primárias republicanas. A imprensa dá a vitória a Trump não pelas ideias que expôs mas pela forma como centralizou o debate. O Huffington Post atribuiu no entanto à vitória à Fox News destacando o papel dos três moderadores ao longo das duas horas.

A meio do debate, Nicholas Confessor, jornalista do New York Times tinha afirmado já que “estão a decorrer dois debates, um entre Trump e os moderadores e outro com os restantes candidatos”, tal era a forma que o multi-milionário dominava as atenções e até mesmo o tempo no ar durante as duas horas. Trump falou mais de 11 minutos, deixando Jeb Bush em segundo com 8m46s.

No entanto não se pense que Trump saiu do debate com mais apoio por parte do Partido Republicano. O candidato foi maioritariamente vaiado, especialmente quando foi o único a admitir uma candidatura independente caso não seja escolhido como candidato dos Republicanos. O empresário tem uma alta taxa de reprovação, com um focus-group da Fox a afirmar que Trump “pareceu um politico ou até mesmo pior”, algo que os eleitores não esperavam deste candidato.

Debate Republicano Estados Unidos AméricaJeb Bush manteve a sua linha discursiva, com Nicholas Confessor a afirmar que a “dinâmica da eleição não mudou e Jeb Bush continua a ter de provar que é capaz de ser o candidato vencedor”, num debate onde Donald Trump chegou a dizer que Bush era “um verdadeiro gentleman”.

O momento mais aceso do debate foi protagonizado por Rand Paul e Chris Christie sobre as questões da vigilância no senado. Neste debate a melhor declaração final segundo o analista da Fox News, Brit Hume foi de Ben Carson que ironizou acerca dos “galões” que os seus adversários puxaram afirmando ser “o único que separou dois siamenses, o único que tirou metade de um cérebro, entre outros”, terminando o seu discurso a falar da “liberdade pela qual é necessário lutar todos os dias, pelas nossas crianças e pela próxima geração”.

“Meu deus, temos outra mulher na corrida”. Carly Fiorina vence debate “alternativo”.

Carly FiorinaO debate entre os candidatos republicanos foi realizado entre os dez candidatos com melhor média entre as últimas sondagens. No entanto a Fox promoveu horas antes um debate a que chamou de “Happy Hour Debate” com outros sete candidatos do Partido Republicano e do qual a ex-CEO da HP, Carly Fiorina saiu vencedora de forma incontestável.

Carly Fiorina era a única mulher entre os sete candidatos a debate mas não perdeu a concentração num debate onde insistiu especialmente na necessidade do bom funcionamento das empresas americanas e também no rigor fiscal no país. Fiorina bateu assim o veterano Rick Perry, que o Washington Post classifica de “mau a debater” e Rick Santorum que se apresentou “demasiado zangado”.

Já no rescaldo do debate Carly Fiorina disse à Fox News que “não ser uma politica profissional levou a que o meu nome fosse o menos conhecido dos candidatos republicanos e a partir do debate as pessoas disseram «meu deus, temos outra mulher na corrida»”, mantendo agora a intenção de “continuar a campanha a falar com as pessoas sobre os seus problemas”.

Huffington Post atribui vitória à Fox News

O Huffington Post atribui no entanto a maior vitória à Fox News e à equipa de três moderadores composta por Bret Baier, Megyn Kelly and Chris Wallace, pelas perguntas que colocaram aos candidatos que pretendiam segundo a publicação “atingir os candidatos ao desviarem-se do conservadorismo republicano”.

O Huffington Post publicou mesmo um vídeo onde diz que Megyn Kelly foi a “verdadeira vencedora do debate”, onde compilou algumas das melhores questões da única mulher a moderar o debate entre os dez favoritos candidatos republicanos.

The real winner of tonight's debate: Megyn Kelly.

Posted by The Huffington Post on Quinta-feira, 6 de Agosto de 2015

Descomplicador:

Donald Trump foi o candidato que mais tempo de destaque teve no primeiro debate entre os candidatos republicanos, mas não foi por isso que recolheu maior apoio por parte do partido. Carly Fiorina venceu o debate dos candidatos menos conhecidos, mas a grande vitória está a ser atribuída à Fox News.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *