Maria de Belém pressionada por personalidades a avançar

Maria de BelémA ainda deputada do Partido Socialista, Maria de Belém está a ser pressionada por uma centena de personalidades ligadas a diversas áreas para avançar com uma candidatura à Presidência da Republica. A noticia avançada pelo Jornal de Noticias surge dias depois do Público avançar que o PS e Sampaio da Nóvoa estão cada vez mais distantes.

O Público dá conta que a candidatura de António Sampaio da Nóvoa e o Partido Socialista estão cada vez mais distantes, com o staff de Sampaio da Nóvoa a revelar alguma preocupação pela falta de apoio do partido. Actualmente a ligação entre as duas estruturas é feita através do presidente do PS, Carlos César, mas no Secretariado Nacional o apoio ao ex-reitor é pouco.

Sérgio Sousa Pinto e Bacelar Vasconcelos são para já os únicos elementos do secretariado do PS que já se manifestaram publicamente contra o apoio a Sampaio da Nóvoa, mas os restantes elementos apesar de se manterem resguardados também não vêm com bons olhos o apoio ao ex-reitor.

Por outro lado, Sampaio da Nóvoa tem tentado pressionar o PS a declarar apoio à sua candidatura por forma a facilitar a sua actividade no terreno, onde a existência de uma estrutura partidária é essencial na ida do candidato aos concelhos de Portugal. Para já Sampaio da Nóvoa tem utilizado a estrutura da Associação 25 de Abril e ainda os apoiantes do PRD de Ramalho Eanes.

Com isto avança a pressão para Maria de Belém avançar. A ex-presidente do Partido Socialista que vai ficar de fora da Assembleia da Republica nos próximos quatro anos, pode mesmo vir a ser candidata a Belém. O Jornal de Noticias dá hoje conta que cerca de cem personalidades ligadas a sectores como a saúde, à cultura e ao ensino superior enviaram uma missiva a pedir a Maria de Belém que avance com a sua candidatura presidencial.

Descomplicador:

O PS parece estar cada vez mais longe da candidatura de Sampaio da Nóvoa, enquanto por outro lado Maria de Belém começa a ganhar mais força, com o JN a dar conta que cem personalidades pediram à ex-presidente do partido para avançar para Belém.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *