Historiador José Mattoso escolhido como mandatário do LIVRE/Tempo de Avançar

O historiador José Mattoso será o mandatário nacional da candidatura do LIVRE/Tempo de Avançar. A plataforma de esquerda apresentou também alguns dos mandatários distritais, onde se destacam Viriato Soromenho-Marques em Setúbal, Boaventura de Sousa Santos em Coimbra e Júlio Machado Vaz no Porto.

José MattosoJosé Mattoso foi Prémio Pessoa em 1987, professor catedrático na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e director da Torre do Tombo. Doutorado em História Medieval na Bélgica, José Mattoso é um dos mais reputados historiadores portugueses, tendo sido agraciado com a Ordem Militar de Sant’Iago de Espada, uma condecoração atribuída por mérito cientifico, literário ou artístico.

O historiador tinha já enviado uma carta a Rui Tavares, líder do LIVRE a declarar o apoio ao partido, onde entre outros, dizia que “com a minha longa carreira de apoiante a causas perdidas, percorri a vossa lista com uma curiosidade crescente. Julguei que iria encontrar um pequeno grupo de idealistas e românticos convictos, mas incapazes de se entenderem entre si, rodeados de jovens ingénuos e de  seguidores passivos, além de uns tantos especialistas em generalidades”.

No entanto o historiador mostrou-se surpreendido por se ter deparado com “um conjunto de gente jovem ou mesmo muito jovem, mas já com carreira profissional, assistencial, científica, administrativa ou sindical, colaboradores de grupos com experiência em tarefas programadas, muitos deles com experiência internacional e responsabilidades directivas”.

Para além de José Mattoso como mandatário nacional, o LIVRE/Tempo de Avançar avançou também o nome de alguns dos seus mandatários distritais. Viriato Soromenho Marques, professor catedrático na Faculdade de Letras em Lisboa como mandatário do distrito de Setúbal, Boaventura Sousa Santos, por Coimbra, um dos fundadores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e também ele comendador, tal como Júlio Machado Vaz, psiquiatra, pelo distrito do Porto.

Descomplicador:

José Mattoso, um dos mais reputados historiadores portugueses será o mandatário nacional da candidatura do LIVRE/Tempo de Avançar. Para além disso nomes como Viriato Soromenho Marques, Boaventura Sousa Santos e Júlio Machado Vaz também serão mandatários distritais.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *