Exportações em Portugal crescem 9%

ExportaçõesAs exportações em Portugal aceleraram 9% durante o mês de Junho, com as exportações dentro da União Europeia a suportarem essa subida. Nas importações, o valor é de 5,4%, sendo assim inferior aos bens vendidos no exterior pela economia portuguesa.

Este crescimento foi suportado pelas exportações dentro dos países da União Europeia, com um crescimento de 9,7% a suportar este crescimento global de 9% registado durante o mês de Junho. Para fora do território europeu os valores superam também os de Maio, mas um crescimento menos acentuado, na ordem dos 7,1%.

Os dados foram avançados pelo Instituto Nacional de Estatística, que avança ainda que os principais produtos exportados foram “em especial nos veículos e outro material de transporte, plásticos e borrachas e outros produtos”, com as importações a darem-se sobretudo com “veículos e outro material de transporte e produtos químicos”.

O INE explica ainda que pelo facto de na comparação trimestral as importações terem subido mais do que as exportações, “o défice da balança comercial aumentou 400,6 milhões de euros situando-se em 2.794,2 milhões de euros”.

Na comparação mensal as exportações subiram mais do que as importações, registando-se assim uma recuperação. De referir que no inicio do ano as exportações registaram uma ligeira quebra, mas logo a partir do mês de Fevereiro começaram a recuperar, atingindo agora no mês de Junho a marca dos 9%.

Descomplicador:

As exportações registaram um crescimento de 9% no mês de Junho segundo os dados recentemente avançados pelo Instituto Nacional de Estatística. O valor das exportações cresceu ainda face ao das importações, com as vendas para a Europa a suportarem a subida.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *