Maria de Belém já informou Costa da sua intenção de candidatura

A ex-Presidente do Partido Socialista vai mesmo avançar para a Presidência da República ao que avança hoje o jornal i, e terá já notificado o Secretário-Geral do Partido Socialista, António Costa. António Sampaio da Nóvoa reagiu já à intenção de Maria de Belém.

Maria de BelémO i diz então que Maria de Belém promoveu um encontro com António Costa para o informar da sua candidatura a Presidente da Republica, dando-lhe no entanto a garantia de que não irá assumir essa mesma candidatura antes das eleições legislativas marcadas para 4 de Outubro.

Recentemente um conjunto de personalidades incentivou Maria de Belém a avançar às presidenciais e ex-Presidente do Partido Socialista durante a liderança de António José Seguro parece mesmo ter cedido à pressão de cerca de cem personalidades que foram responsáveis pelo “empurrão final” a Maria de Belém.

O texto divulgado pelos seus apoiantes diz entre outros que “Maria de Belém é uma cidadã de exemplar vida cívica, de reconhecida e vasta experiência política nacional e internacional e de constante dedicação ao bem comum”, reunindo assim as características necessárias para ocupar o mais alto cargo da nação.

Uma das apoiantes de Maria de Belém é Simonetta Luz Afonso, uma das mais activas apoiantes de António Costa que se tornou simpatizante do PS para votar no actual Secretário-Geral nas primárias que decorreram no partido. A par disso, Maria de Belém recolheu também o apoio do reitor do ISCTE, Luis Reto e da Universidade Nova de Lisboa, António Rendas, podendo assim afastar-se do rótulo de candidata do “segurismo”.

Sampaio da Nóvoa mostra-se despreocupado

Sampaio da NóvoaO já assumido candidato António Sampaio da Nóvoa reagiu já a uma possível candidatura de Maria de Belém e apesar de afirmar que a candidatura “não me deixa contente”, disse também não estar “preocupado” com o avanço de Maria de Belém para a Presidência da República.

Sampaio da Nóvoa disse em entrevista ao Diário Económico que falou com António Costa antes de apresentar a sua candidatura, esclarecendo que não recebeu nenhuma garantia de apoio. O ex-reitor da Universidade de Lisboa disse também não utilizar “a bomba atómica”, a hipótese que o Presidente da Republica tem de dissolver o Parlamento.

Descomplicador:

Maria de Belém vai mesmo avançar com a sua candidatura à Presidência da República e terá já informado o Secretário Geral do Partido Socialista, António Costa, ao que revela hoje o jornal i. Sampaio da Nóvoa disse por outro lado que a candidatura de Maria de Belém não o “preocupa”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *