Grupo chinês Anbang a negociar em exclusivo o Novo Banco

Banco Espirito SantoO grupo chinês Anbang foi o escolhido pelo Banco de Portugal para negociar em exclusivo a compra do Novo Banco, estando assim na frente para poder adquirir a “parte boa” do antigo Banco Espírito Santo. Caso as negociações não cheguem a bom porto segue-se o grupo Apollo, segundo o que foi revelado pelo Jornal de Negócios.

É considerado o maior grupo segurador chinês, tendo ficado mediaticamente conhecido ao adquirir o hotel de Nova Waldorf Astoria pelo valor de 1,95 mil milhões de dólares. Para além do mítico hotel em Nova Iorque, o grupo chinês adquiriu também na Bélgica e na Holanda e um pequeno banco também na Bélgica.

O grupo Anbang foi o que apresentou a proposta mais elevada junto do Banco de Portugal, na ordem dos 4 mil milhões de euros, sendo que neste valor estará também contemplado o valor necessário para a recapitalização do banco à luz das obrigações europeias.

A informação da corrida em exclusivo foi avançada pelo Jornal de Negócios e até ao momento o Banco de Portugal não confirmou ainda a informação, sendo que o mesmo orgão avança que caso as negociações com a Anbang falhem a instituição liderada por Carlos Costa se vai virar para o grupo Apollon.

Com esta informação fica assim já excluído o grupo também chinês, Fosun que adquiriu a Fidelidade e a Luz Saúde, responsável pelo Hospital da Luz.

Descomplicador:

A chinesa Anbang venceu a corrida provisória ao Novo Banco e vai negociar em exclusivo com o Banco de Portugal a compra dos activos saudáveis do antigo Banco Espírito Santo. Caso não resulte, a Apollon é a empresa que segue na segunda posição.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *